top of page
Foto do escritorNatália Tristão

RACISMO NO VALORANT: Hastad chama jogador de “preto” durante transmissão

O streamer nega que seja racista e ameaça processar internautas

Imagem: Reprodução

No início da tarde de ontem, 17, Hastad, streamer de Valorant, foi acusado de racismo após chamar um companheiro de equipe de “preto” durante uma transmissão ao vivo do jogo. A comunidade gamer e militantes do movimento contra o racismo viralizaramo recorte da live onde acontece o comentário e cobraram uma resposta do argentino e de seus patrocinadores.


Logo que o streamer usou o termo como ofensa, internautas, fãs e influenciadores do mundo dos eSports protestaram sobre sua atitude nas redes. Um dos primeiros a se pronunciar sobre o assunto foi o rapper Duzz. Como mostra a captura de tela abaixo, Duzz comenta sobre o fato de nomes de peso no cenário não se posicionarem sobre o caso e sofre ameaça de processo por parte de Hastad.

Imagem: Captura de tela
Imagem: Captura de tela/Diálogo no Twitter entre o streammer e o rapper Duzz

Hastad, que ficou famoso com suas “tiltadas” no League of Legends, hoje é pro-player de Valorant e CEO da Slick GG, uma organização profissional de eSports. Atualmente, o streamer tem mais de 300 mil seguidores no Twitter, enquanto sua equipe ultrapassa os 25 mil.

O jornalista Luiz Queiroga também foi uma das figuras importantes do cenário que se manifestou sobre o caso e denunciou publicamente a censura que sofreu na transmissão da Copa Rakin ao cobrar posicionamento da organização.


É importante ressaltar que esse não é o primeiro episódio onde o streamer profere comentários considerados preconceituosos pela comunidade. Vídeos antigos da época em que fazia lives de League of Legends, como o exemplo abaixo, mostram frases e xingamentos racistas proferidos por ele.



Ainda assim, apesar de todas as suas atitudes, o jogador profissional de Valorant repreende o racismoem publicações antigas e contraditórias na sua conta oficial no Twitter.

Imagem: Captura de tela

Até o momento, a Slick GG, as organizações das principais competições do cenário e as marcas patrocinadoras do Hastad não se posicionaram ou se manifestaram em relação ao acontecido.

Comments


bottom of page