top of page
Luana Ribeiro

Primeiro lote de vacinas da Pfizer Biontech chegam ao Brasil nesta quinta-feira

O país deve receber 100 milhões de doses até o terceiro trimestre de 2021

Foto: Pfizer

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 produzido pela Pfizer/BioNTech chega ao Brasil nesta quinta-feira (29). Remessa, com 1 milhão de doses, será distribuída apenas entre as capitais do país.


Ao chegarem às salas de vacinação, as doses serão mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.


Segundo o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a aquilo ministerial está trabalhando para conseguir mais doses e já organizou a chegada do primeiro lote no aeroporto de Viracopos. “São doses prontas e o Ministério da Saúde já organizou a logística para essa vacina, que tem a peculiaridade em relação à cadeira de frio. Temos capacidade para aplicar a vacina da Pfizer com bastante segurança”, garantiu, durante audiência no Senado Federal.


Também devido à refrigeração, a distribuição desse lote será feita em duas etapas. Primeiramente, serão enviadas 500.000 doses para aplicação da primeira dose. Uma semana depois, os estados e Distrito Federal receberão o quantitativo que deverá ser reservado para a segunda dose. A proteção gerada pela vacina depende da aplicação de duas doses, com 21 dias de intervalo entre elas.


“A recomendação é de que os gestores locais concentrem a aplicação dessas doses preferencialmente em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com sistema de segurança que alerta em caso de problemas, como falta de energia elétrica, por exemplo”, afirma o Ministério da Saúde.

Commenti


bottom of page