top of page
Marina Marques

Primeira edição digital da prova do Enem traz problemas técnicos e abstenções

O novo formato de aplicação de prova, que deve se tornar um padrão em alguns anos, mostrou problemas técnicos.



Créditos: R7

No último domingo (31), foi feita a primeira aplicação das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) em formato digital, sendo suas aplicações divididas em dois domingos seguidos. É a primeira vez que a prova é realizada desta maneira, e apresentou alguns problemas técnicos em 3 Estados e no Distrito Federal.


As provas acontecem em locais devidamente selecionados e com computadores disponibilizados, não sendo utilizado máquinas pessoais e nem sendo aplicada a prova na casa dos candidatos.


Para os candidatos em Belo Horizonte, em Minas Gerais, houve uma espera de até 2 horas para iniciar a prova. No Distrito Federal, os estudantes foram dispensados por conta de uma falha no sistema. No Tocantins, houve registro de problemas técnicos em pelo menos três locais de prova. E no Amapá, o único local que estava aplicando as provas apresentou problemas estruturais e teve que ser interditado.



Créditos: Brasil Escola

De 93 mil inscritos, apenas 29.703 alunos realizaram a avaliação, havendo uma abstenção de 68%, segundo o Inep, organizador do Enem. Para aqueles que não compareceram, é necessário justificar a falta e solicitar a reaplicação, que será aplicada de forma impressa nos dias 23 e 24 de fevereiro.


Este ano, o Inep apresentou três versões diferentes para a prova:


  • Formato impresso: já aplicados nos dias 17 e 24 de janeiro;


  • Formato Digital: dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro;


  • Formato impresso: acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro (reaplicação do exame), para alunos do Amazonas, onde a prova foi adiada, para aqueles que foram afetados por algum problema no local da prova ou pessoas com doenças infectocontagiosas.



Créditos: IstoÉ

Yorumlar


bottom of page