top of page
  • Isabela Oliveira

Por que a série "O Gambito da Rainha" fez sucesso mundialmente?

Série de apenas sete episódios está entre os destaques da Netflix nos últimos dias, mas você sabe qual o motivo desse sucesso?

Netflix/Divulgação

Em certas regiões do Brasil, "gambito" (ou "cambito") é sinônimo de pernas finas. A etimologia é simples: vem do italiano gambetta, que é o diminutivo de gamba - em português, "perna". Ou seja: ao pé da letra, "gambito" é um jeito de dizer "perninha".


A origem etimológica do tal gambito usado pela personagem Beth Harmon na série é exatamente a mesma: gambetto, com "o" em vez de "a", significa "rasteira". Tudo a ver com pernas.


Quem leva rasteira? O adversário, claro. O gambito da rainha (na verdade, da "dama", não se usa tradução "rainha" normalmente entre enxadristas) é um jeito de começar um jogo de xadrez - no jargão dos enxadristas, uma abertura - em que você sacrifica uma peça para tirar vantagem disso depois. Sacrificar a peça, claro, significa que seu oponente precisa colaborar e pegar a peça para você.


A série, que foi lançada pela plataforma da Netflix, está fazendo sucesso e sendo bastante comentada pelos assinantes do streaming, e essa série fez sucesso porque a Netflix não poupou esforços (e nem dinheiro) para a produção, levando ao papel principal uma atriz com fã clube de peso, que é o caso de Anya Taylor-Joy. Além disso, podemos afirmar com toda certeza que outro motivo pelo tamanho sucesso é retratar a história de vida de uma órfã, com uma trajetória dolorosa entre a infância e a vida adulta, mostrando a força da mulher em tempos não muito reconhecidos por isso.


Baseada no romance de Walter Tevis de 1983, O Gambito da Rainha inicia com a chegada de Beth Harmon ao orfanato, no final dos anos de 1950. No decorrer da trama, vai se desenrolando aos poucos o que aconteceu com a menina, o porquê de ter ido parar nesse lugar e como foi desenvolvendo sua inteligência e perspicácia. Esses fatores vão cooperar para seu desempenho no futuro, como uma excepcional enxadrista, que disputará partidas em âmbito internacional.


E foi com o zelador do orfanato que ela aprendeu a jogar. Com ele desenvolveu uma técnica que fará dela um nome respeitado e que todos querem enfrentar - e vencer. A primeira temporada, já disponível na plataforma, tem sete episódios que duram entre 43 à 69 minutos - garantindo uma boa maratona para quem não gosta de esperar para assistir tudo.


Ao que tudo indica, a série é uma adaptação relativamente fiel do material original. Além disso, também levou muito tempo para sair do papel. Isso porque existiram várias tentativas anteriores de trazer a história para a tela. Em 1983, o jornalista do The New York Times, Jesse Kornbluth, adquiriu os direitos de um roteiro e disse que havia vários atores e diretores interessados, mas eventualmente os direitos foram vendidos para outro estúdio e o projeto cancelado. Em 1992, os direitos foram adquiridos pelo roteirista escocês Allan Shiach, mas a ideia também não saiu do papel.

bottom of page