top of page
  • Monalisa Fernandes

Piora o estado de saúde de Paulo Gustavo

Ator apresentou uma embolia pulmonar e equipe diz que seu estado é extremamente grave


Por Monalisa Fernandes


Embolia Pulmonar agrava o estado de saúde de Paulo Gustavo. Foto: Fernando Souza/Agência O Dia

O ator Paulo Gustavo, internado desde 13 de março, voltou a apresentar complicações geradas pela Covid-19. O ator vinha apresentando sinais de melhora e os médicos chegaram a reduzir os sedativos e bloqueadores, e Paulo chegou a interagir com a equipe médica e seu esposo, Thales Bretas.


Porém, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (03), o quadro clínico do ator piorou devido a uma embolia pulmonar. Leia abaixo trechos do boletim médico divulgado


“Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem. Ontem à tarde (domingo), após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido", diz trecho do documento.


"À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade”, diz outro trecho do boletim médico.


Internado há 50 dias, o ator vem lutando contra as complicações do coronavírus. No dia 22 de março ele precisou ser intubado e, segundo o boletim médico, a intubação foi necessária para que o tratamento seguisse de forma mais segura. No dia 2 de abril o quadro clínico piorou e Paulo foi submetido ao tratamento com ECMO, uma espécie de terceiro pulmão.


Embolia é um tipo de obstrução pelo acúmulo de material (sangue, ar, líquido amniótico) trazido pela corrente sanguínea (êmbolo). Na embolia pulmonar ela se dá pela obstrução de uma artéria do pulmão. Segundo o boletim médico do ator, essa entrada de ar se espalhou, tendo afetado o sistema nervoso.

bottom of page