Agentes federais acreditam que produtores rurais teriam colocado fogo na vegetação para transformar a área em pastagem
Polícia Federal aponta que incêndios que devastaram 25 mil hectares no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, começaram em grandes fazendas. Há indícios relatados pelos agentes federais que apontam que produtores rurais de grandes fazendas teriam colocado fogo na vegetação para transformar a área em pastagem.
Peritos da Polícia Federal, através de imagens de satélites Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe) e da Agência Espacial Americana (NASA), teriam encontrado vestígios que os incêndios seriam de ação humana e teriam começado nas propriedades rurais. A PF relatou que havia gado em duas das quatro fazendas de Corumbá, onde os focos teriam começado.
Segundo o portal de notícias Poder 360, para confirmar as informações coletadas pelos satélites, em 25 de agosto, uma equipe da PF sobrevoou as regiões das 4 propriedades e fez registros fotográficos. O Pantanal registrou o maior número mensal de focos de incêndio desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998.
Kommentare