top of page
Foto do escritorAndrea dos Santos

Pesquisa aponta que oito em cada dez municípios não encontram condições para reabrir escolas

Com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia, as prefeituras têm dificuldades de retornar às aulas presenciais


Foto: Pexels

O levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) obtido com exclusividade pelo Estadão, divulgado nesta quinta-feira (15), aponta que, por causa da pandemia do novo coronavírus, 82% das prefeituras consultadas pela pesquisa não se sentem seguras para reabrir escolas em 2020, o número corresponde a 3.275 cidades. A pesquisa indica ainda a inexistência de internet por fibra em ao menos 1.558 dessas cidades. A pesquisa foi realizada entre maio e junho deste ano.


As prefeituras consultadas informaram as dificuldades de adotar medidas dos protocolos sanitários necessários para reabertura das escolas. O presidente da CNM, Glademir Aroldi, destaca o complexo cenário para tomada de decisão. “Não se pode esquecer que há, até este momento, mais incertezas do que respostas ou soluções e a realidade tem exigido planejamento sério e articulado e uma forte capacidade de adaptação dos gestores, que estão pautando suas decisões de forma responsável para garantir a continuidade do processo educacional com segurança e qualidade.”


93,8% dos prefeitos dos municípios afirmam que não têm data definida para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino ao problema da ausência de internet por fibra em 1.558 municípios “Há dificuldade no ensino a distância. Ainda na questão social, muitas famílias não têm condição para compra de equipamentos. Isso ficou escancarado por causa dessa crise”, afirma Aroldi.

コメント


bottom of page