“Pandemia não pode ser combatida com ódio e desinformação”, diz Angela Merkel
- Femme News
- 11 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
A chanceler alemã aponta transparência como necessária em uma democracia.
Por Flavia Sousa

Em discurso no Parlamento Europeu nesta quarta-feira (8), Merkel disse que a pandemia do coronavírus expõe os limites do populismo negacionista. “Estamos observando no momento que a pandemia não pode ser combatida com mentiras e desinformação, nem com ódio e agitação. O populismo que nega os fatos está demonstrando os seus limites”, disse ela.
O propósito do discurso foi para destacar as prioridades da Alemanha no Bloco Europeu, país que assumiu a presidência das reuniões da União Europeia desde 1º de julho desse ano. “Em uma democracia, fatos e transparência são necessários. Isso é o que diferencia a Europa, e isso é o que será defendido pela Alemanha durante sua presidência [rotativa na UE]”, declarou Merkel.
A chanceler federal ainda alertou sobre a oposição que pretende explorar a crise atual para benefício próprio: “Não podemos ser ingênuos; em muitos Estados-membros, os opositores da Europa estão apenas esperando para fazer mau uso da crise para seus próprios fins”.
Angela Merkel também enfatizou o espírito coletivo do Bloco Europeu: “Devemos mostrar a todos eles onde está o valor agregado da cooperação na União Europeia”, finalizou ela.
Confira o discurso: https://youtu.be/OTBedYB1iiA
Comentários