top of page

Pandemia e saúde mental

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 28 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

O aumento de transtornos mentais é uma das consequências da Covid-19 e é preciso ser cuidadoso para que os distúrbios não cheguem à estágios graves


Por Bruna Ferreira

IMAGEM: MARJAN_APOSTOLOVIC/ISTOCK

Para conseguir frear os efeitos da covid-19, o isolamento social mostrou-se como a ferramenta mais promissora. Entretanto, a quarentena e o medo de uma doença ainda sem vacina amedrontam e impactam diretamente a saúde mental de algumas pessoas.


Segundo os resultados de um estudo sobre o comportamento dos brasileiros durante o isolamento feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os casos de depressão dobraram entre os entrevistados da pesquisa, e a ocorrência de ansiedade e estresse teve um aumento de 80% no período de quarentena. A pesquisa feita online contou com 1.460 pessoas em 23 estados e aconteceu em dois momentos, de 20 a 25 de março e de 15 a 20 de abril.


“A prevalência de pessoas com estresse agudo na primeira coleta de dados foi de 6,9% contra 9,7%, na segunda. Para depressão, os números saltaram de 4,2% para 8,0%. Por último, no caso de crise aguda de ansiedade, vimos sair de 8,7% na primeira coleta para 14,9%, na segunda coleta”, ressaltou o professor Alberto Figueiras, que iniciou a pesquisa.


A pesquisa também mostrou que pessoas que buscaram por psicoterapia online apresentaram menores índices de estresse e ansiedade. A Central Psicologia, um website focado em atendimento psicológico online teve um aumento de 500% na procura por atendimentos desde o início da pandemia. O que mostra que as pessoas estão buscando por algum tipo de ajuda.


Mas incertezas que cercam a população, também tem seus efeitos nos profissionais da saúde, que estão em constante contato com casos de covid-19. O site Science Direct, apontou que 34% dos médicos e enfermeiros avaliados apresentaram transtornos mentais leves, 22% moderados e 6% graves, o estudo levou em consideração o momento da pandemia.


Buscar ajuda é fundamental para que os casos não sejam agravados. A Organização Mundial da Saúde, tendo em vista as dificuldades dos diferentes grupos de pessoas na sociedade divulgou um guia com cuidados para saúde mental. O guia pode ser acessado aqui.


Fique atento aos sintomas e procure ajuda!

O Centro de Valorização da Vida possui atendimento gratuito e é feito por voluntários treinados, 24 horas por dia, por chat, telefone ou e-mail.



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page