O campista testou positivo para Covid-19 ao voltar da Índia através de um exame no Aeroporto Internacional de Guarulhos
Um morador de Campos dos Goytacazes, município do Norte Fluminense, está sendo monitorado após ter testado positivo para Covid-19. A grande preocupação das autoridades é o fato do morador ter chegado de viagem da Índia, epicentro de uma nova cepa, a B.1.617, onde estava a trabalho.
Ele foi testado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, através de um exame RT-PCR. Ainda não se sabe o tipo da cepa que o paciente está contaminado.
De acordo com a secretária de saúde, o passageiro embarcou para o Rio de Janeiro em um voo doméstico, passou a noite em um hotel e, no domingo, seguiu de carro para Campos dos Goytacazes.
As companhias aéreas Qatar e Latam foram notificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para o envio da lista de passageiros.
"O trabalhador está em contenção e isolamento preventivo. A pedido do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS), vamos auxiliar na investigação genômica, com as informações do percurso que o paciente fez e os contatos que manteve. Ainda não há identificação do tipo de variante que o paciente está contaminado”, afirmou o subsecretário, Charbell Kury.
A variante indiana preocupa autoridades brasileiras desde a semana passada. Em São Luís, no Maranhão, um navio não pôde atracar na zona portuária e pode ter registrado seis casos da nova cepa.
Comments