Cerca de 35% dos casos de câncer são diagnosticados em mulheres jovens com menos de 50 anos
Houve uma queda na prevenção do câncer de mama por causa da pandemia do novo coronavírus. Devido à prática do isolamento social, as pacientes reduziram a frequência das consultas de rotina, o que diminui o rastreamento da doença.
Com a chegada de outubro, temos também o mês de conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
A presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Maira Caleffi, fez um apelo para que todos façam, a quem amam, três perguntas que podem salvar vidas. “A primeira pergunta: você conhece as suas mamas, você observa as suas mamas? Segunda pergunta: você já marcou seus exames anuais? Terceira pergunta: você conhece seus riscos para câncer de mama?”
É de extrema importância a prática do autoexame para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos o mais rápido possível. O atraso no diagnóstico pode reduzir as chances de cura. No Brasil, cerca de 35% dos casos de câncer são diagnosticados em mulheres jovens com menos de 50 anos. Na Europa e nos Estados Unidos, este número é em torno de 20%.
Comments