top of page
Foto do escritorJessica Mesquita

Outubro Rosa: os exames preventivos ao câncer de mama caíram durante a pandemia

Cerca de 35% dos casos de câncer são diagnosticados em mulheres jovens com menos de 50 anos

Campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA), nas redes sociais. / Foto: Twitter.

Houve uma queda na prevenção do câncer de mama por causa da pandemia do novo coronavírus. Devido à prática do isolamento social, as pacientes reduziram a frequência das consultas de rotina, o que diminui o rastreamento da doença.


Com a chegada de outubro, temos também o mês de conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.


A presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Maira Caleffi, fez um apelo para que todos façam, a quem amam, três perguntas que podem salvar vidas. “A primeira pergunta: você conhece as suas mamas, você observa as suas mamas? Segunda pergunta: você já marcou seus exames anuais? Terceira pergunta: você conhece seus riscos para câncer de mama?”


É de extrema importância a prática do autoexame para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos o mais rápido possível. O atraso no diagnóstico pode reduzir as chances de cura. No Brasil, cerca de 35% dos casos de câncer são diagnosticados em mulheres jovens com menos de 50 anos. Na Europa e nos Estados Unidos, este número é em torno de 20%.


Comments


bottom of page