top of page
Flavia Messeder

Oscar 2021: destaque para as duas mulheres na mesma categoria

Atualizado: 27 de abr. de 2021

Chloé Zhao e Emerald Fennell concorrem ao prêmio de melhor direção


Pela primeira vez, em quase cem anos de premiação, 2 mulheres concorrem ao Oscar na categoria de melhor direção. Além disso, uma das diretoras tem a possibilidade de registrar a segunda vez em que uma mulher é escolhida para levar o prêmio. A 93ª edição do evento será realizada neste domingo (25), no Dolby Theater, em Los Angeles.

Emerald Fennell e Chloé Zhao | Imagem: Getty Images

Emerald Fennell disputa a estatueta por sua estreia como diretora do longa Bela Vingança, além de concorrer a melhor roteiro original. Recentemente, a obra proporcionou à Fennell os prêmios de melhor roteiro original, na Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA), e o de melhor roteiro, no Independent Spirit Awards – concedido a cineastas independentes.


Outro reconhecimento significativo ao longo de sua carreira foi a indicação ao Emmy, em 2019, pelo roteiro da série Killing Eve, na qual a também roteirista escreveu 6 episódios. Antes mais conhecida pela atuação de personagens na TV, com início em 2006, a inglesa de 35 anos ganhou notoriedade ao interpretar a atual esposa (Camilla Parker Bowles) do príncipe Charles, na quarta temporada de The Crown, série original da Netflix.


Outra aposta para vencer essa categoria é a chinesa Chloé Zhao, pela direção de Nomadland. Natural de Pequim, a diretora seguiu sua jornada de estudos entre Londres, Los Angeles e Nova Iorque, sendo uma amante da cultura ocidental. Sobre a experiência com longas, Zhao está no âmbito da direção desde 2015, com a estreia de Songs My Brothers Taught Me, filme que recebeu indicação de melhor longa-metragem na edição 31 do Independent Spirit Awards.


A diretora chega ao Oscar já com alguns prêmios conquistados pela direção de Nomadland, entre eles o Globo de Ouro. Também concorrem à melhor direção Thomas Vinterberg, por Druk - Mais uma rodada, David Fincher, por Mank e Lee Isaac Chung, pela direção de Minari.



Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Recordar é viver

Apenas uma mulher ganhou o prêmio de melhor direção. Essa histórica cerimônia aconteceu em 2010, onde disputavam os principais nomes da época, como James Cameron, diretor de Avatar, Quentin Tarantino, por Bastardos Inglórios e Kathryn Bigelow, a vencedora pelo filme Guerra ao Terror, que também venceu como o melhor filme, na categoria principal do evento.


Comments


bottom of page