top of page
Foto do escritorFemme News

Os ‘vilões’ gramaticais do ambiente de trabalho

Atualizado: 9 de set. de 2020

Conheça os 5 erros mais cometidos neste meio


Por Natália Tristão

Imagem: Banco de dados

Existem palavras e expressões específicas que são bastante usadas no ambiente de trabalho, seja na comunicação falada ou escrita. Entretanto, embora sejam muito frequentes, algumas delas são inseridas de forma incorreta e acabaram virando ‘vícios’ de linguagem que precisam ser deixados para trás.


Especialistas da Revista Época e do Portal G1 listaram os erros mais comuns no mundo do trabalho. Confira abaixo os 5 mais corriqueiros.


1. Impresso ou Imprimido


Ao contrário do que muitos pensam, as duas formas de conjugar o verbo “imprimir” estão corretas.

O termo “impresso” deve ser usado como complemento dos verbos “ser” e “estar”. Por exemplo: A tabela de preços da loja será impressa hoje.

Já o termo “imprimido” pode ser usado com os verbos “ter” e “haver”. Por exemplo: Percebi hoje que tinha imprimido a tabela de preços errada.


2. Anexo/Anexa ou Em Anexo


A palavra “anexo” é um adjetivo e, por isso, concorda em gênero e número com o substantivo que o acompanha. Por exemplo: Seguem anexas as cartilhas comentadas na reunião.

Muitos gramáticos questionam o uso da locução “em anexo”. Embora não exista uma regra sobre isso, recomenda-se a preferência ao uso da palavra sem a preposição.


3. Em vez de ou Ao invés de


O uso da expressão “ao invés de” deve ser usada para substantivos ou ações opostas. Por exemplo: Ele dormiu ao invés de ficar acordado para estudar.

O uso de “em vez de” deve ser usado para as demais ocasiões. Por exemplo: Em vez de estudar, João decidiu soltar pipa.


4. Media ou Medeia


O verbo “mediar” é muito usado quando se fala sobre debates, reuniões ou palestras. Entretanto, sua conjugação correta é “medeia”. Por exemplo: Ele sempre medeia as palestras de sábado. A justificativa gramatical para o emprego desta forma é que os verbos irregulares terminados em -iar devem ser conjugados da mesma forma. Existem quatro na língua portuguesa, que são: mediar, odiar, ansiar e incendiar. A conjugação correta, então, deve ser: medeio, odeio, anseio e incendeio.


5. A fim ou Afim


A expressão “a fim” é correta e deve ser utilizada sempre que for indicar a finalidade de algo. Por exemplo: Eu peguei o café cedo a fim de tomá-lo quente.

Entretanto, a palavra “afim” também é correta, mas pouco utilizada no ambiente de trabalho. “Afim” é um adjetivo. Por exemplo: Ela tem ideias afins.


Comentarios


bottom of page