top of page
Foto do escritorFemme News

Orelo testa ferramenta de áudio similar ao clubhouse

O aplicativo brasileiro disponibilizou essa semana uma ferramenta para criar salas de bate-papo.


Por Mayra Rocha


Imagem: Reprodução Google

O clubhouse é a rede social mais falada do momento. O aplicativo tem deixado muita gente curiosa não só por ser uma novidade, mas também por seu caráter de exclusividade. Isso porque além de ser necessário um convite para poder fazer um cadastro na plataforma, o app está disponível apenas para o sistema IOS, nativo apenas em Iphones. De olho no burburinho em torno da novidade, a plataforma de podcasts Orelo começou a testar nesta semana uma ferramenta que, assim como o clubhouse, permite criação de salas de bate-papo por áudio. Mas, diferente do app americano, a plataforma brasileira está disponível tanto para sistemas Android quanto para para IOS.

O que é a Orelo?

O aplicativo é uma plataforma para se ouvir podcasts que tem como diferencial ser o primeiro serviço de streaming de áudio a monetizar os criadores de conteúdo. Diferente de plataformas concorrentes, como o Spotify, na Orelo é possível receber uma remuneração conforme a audiência do podcast. Também é possível que os próprios ouvintes contribuam com seus criadores favoritos fazendo doações por meio de um crowdfunding próprio da plataforma. As doações podem ser de valores avulsos ou por meio de pagamentos mensais regulares.


Imagem: Print da plataforma. Na esquerda: Visão do painel principal. Na direita: Visão de uma sala de bate papo.

Como funciona a ferramenta:

Chamada de Talk, a ferramenta de salas de bate-papo fica logo na página inicial do app e mesmo em fase de testes, já está disponível para todos os usuários do aplicativo. Assim como no clubhouse, o criador da sala é quem comanda tudo o que acontece ali. É ele quem dá permissão para que quem está na sala possa abrir o microfone e falar, e os ouvintes, sempre que quiserem participar da transmissão, podem clicar em “levantar a mão” e esperar a sua vez de entrar na conversa. As salas não tem tempo pré-determinado para ficarem ativas, podendo ter a duração que o criador preferir e até 100 participantes.


Durante essa semana alguns criadores de podcasts estão sendo convidados para fazer uma sala teste na ferramenta. Na noite desta quarta(17) o jornalista Rodrigo Alves, do podcast Vida de Jornalista, comandou uma hora de bate papo com seus ouvintes. Durante a transmissão, Giulio Garrido Bruno, um dos fundadores da Orelo, apresentou a ferramenta como uma forma do app se lançar no mercado não só como um aplicativo de podcasts, mas como uma plataforma de áudio com multifunções.


Comments


bottom of page