Um alerta diário para nossa vitalidade física e bem-estar
Em meio ao caos que estamos agora, há uma enorme quantidade de publicações nas redes sociais. Entre elas, um vasto conteúdo com dicas, depoimentos e até aulas gratuitas, fomentando o cuidado próprio e a criação de uma certa "rotina", já que a forma de viver foi alterada por conta da Covid-19.
Se observarmos os stories do Instagram, por exemplo, posts e reposts sobre saúde, beleza e estética ganharam atenção dos internautas nos últimos meses. Além disso, foi possível ver pessoas comuns e desconhecidas se arriscando em cursos profissionalizantes e até serem influenciadores digitais.
Apesar do revés atual, parece que muitos se deram conta de que precisavam se cuidar mais. Em um período de maior busca por auxílio psicológico, leituras diferentes e videochamadas, sentimos, enfim, a necessidade de algo que nos une, apesar da distância criada entre nós. Não pensando apenas no externo, mas no interno também. Práticas de atividade física trazem benefícios não só ao corpo, mas à mente, juntamente à mais estabilidade emocional.
Levar uma vida sedentária é um dos males do século XXI. Passar muito tempo deitado e/ou sentado e não manter uma rotina básica de treinos moderados pode, no futuro, acarretar uma série de problemas e comorbidades, com o destino final sendo a morte. Um estudo feito pelo British Journal of Sports Medicine divulgado no dia 25 de novembro do ano passado mostrou que se as pessoas praticarem ao menos 11 minutos de atividade física e moderada por dia, a mortalidade tende a diminuir.
Por conta de algumas pessoas terem mais "tempo" agora (pensando que muitos estão em home office ou ensino remoto), é possível ver grande quantidade de pessoas caminhando e correndo, na rua mesmo, nem sempre em parques. Uma considerável parcela com trajes adequados e suas máscaras, em busca de um recomeço e melhoria da qualidade de vida, outros em continuidade ao que faziam anteriormente. Apesar de um tempo de trevas, é algo que ilumina uma grande esperança.
Cabe, assim, um alerta de responsabilidade a cada um de nós: Cuidar de si é importante e deve ser feito de maneira recorrente, não apenas em tempos de crise e sem possibilidade de vida social como já conhecemos. Que continuemos as caminhadas e corridas, pular corda, andar de bicicleta e fazer alongamentos, todos os dias, para termos uma expectativa de vida melhor e mais saudável.
Não fique parado! Se exercite pelo menos 11 minutos todos os dias!
Comments