top of page
Flavia Messeder

Olimpíadas 2021: vacinação dos atletas brasileiros segue plano em acordo com o COI

Comitê Olímpico Internacional vai doar o dobro de vacinas em uso pelos participantes das Olimpíadas

Imagem: Pexels por Pixabay

A vacinação dos atletas e credenciados que vão para Tóquio participar dos jogos olímpicos começou na última sexta-feira (14), na cidade do Rio de Janeiro. O plano em ação é uma decisão do Ministério da Saúde em acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), que se comprometeu em doar à população brasileira o dobro das vacinas usadas pelos envolvidos nos jogos olímpicos e paralímpicos. Com a doação, cerca de 7 mil doses serão adicionadas no Plano Nacional de Imunização.


Tanto a Pfizer quanto a Sinovac contemplaram o COI com doações da vacina contra a Covid-19. Mesmo sem a obrigatoriedade, 1.800 pessoas credenciadas para o megaevento, marcado para o dia 23 de julho, receberão as duas doses do imunizante até o dia 21 de junho. A logística da vacinação é por conta do Ministério da Defesa que inclui Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo, além do Rio de Janeiro nas cidades brasileiras participantes da ação.


As Olimpíadas de Tóquio 2020 estão previstas para acontecer no próximo dia 23 de julho — data de abertura — um ano após ter sido adiada devido à pandemia. Já a Paraolimpíada está marcada para começar em 24 de agosto.


No Japão, tanto o sindicato dos médicos quanto uma associação médica (com quase seis mil integrantes) pediram, recentemente, o cancelamento do evento. A classe sinaliza que a situação sanitária do país é precária e teme por um agravamento dos casos. Apesar do alerta, o Comitê Organizador garante que as medidas rígidas e a ausência do público torcedor permitirão que o megaevento aconteça com segurança.


Comments


bottom of page