top of page
Foto do escritorFemme News

OCDE revela dados sobre a situação acadêmica do Brasil

Repetentes, línguas estrangeiras e estudo remoto estão entre os assuntos levantados pela pesquisa


Foto: Reprodução/Gestão escolar

O OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que aplica o exame internacional de educação, apresentou nesta terça (29) o relatório “Políticas eficientes, escolas de sucesso”. Com base em dados do Pisa 2018, (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), foi possível verificar o desempenho acadêmico de 79 países, incluindo o Brasil, que ficou abaixo da média nos rankings elaborados.


Na pesquisa, foi divulgado que 34% dos brasileiros de 15 anos repetiram de série ao menos uma vez na escola. Este é o 4º maior percentual entre os territórios que foram analisados, acima do Brasil está: Marrocos (49,3%), Colômbia (40,8%), e Líbano (34,5%).


Outro dado apresentado no documento é referente ao estudo de línguas estrangeiras. Aqui, os estudantes têm em média 1,8 horas semanais de ensino, enquanto na Costa Rica, país latino mais bem colocado, são 5,7 horas por semana. O Brasil fica à frente da Austrália (1,2), Nova Zelândia (1,2), Brunei (1,6), Reino Unido (1,7) e Malásia (1,7).


Por fim, foi firmado que o Brasil é o segundo país com a menor quantidade de computadores por estudantes nas instituições de ensino. Já no percentual de eletrônicos conectados à internet, aparece na 52ª colocação.

Comments


bottom of page