top of page

O que é lugar de fala?

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 15 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Local de fala significa sua localização social, que se difere de suas experiências de pessoais


Por Luana Gomes

ree

A origem do conceito "lugar de fala" é um tanto imprecisa. Acredita-se que tenha sido criado na tradição da teoria social crítica, estudos sobre a diversidade.

Podemos começar conceituando lugar de fala, como um lugar de todos, afinal todo mundo tem local de fala, entende-se sobre falar a partir de um lugar que se pertence, o seu espaço, porque todos nós estamos localizados socialmente, no entanto, a grande questão é como falar a partir do seu lugar sobre as outras questões existentes. O lugar de fala não pode impedir a voz do outro, significa dizer que o outrem também tem voz.


Entendemos que o local de fala se refere a sua localização social e que se difere totalmente das suas experiências pessoais, a partir da sua vivência. A discussão se inicia em grupos dentro da sociedade.


É necessário compreender que, quando se fala, fala-se sobre algo, “fala de algum lugar”, logo surge a importância de compreender que seu lugar na sociedade impacta diretamente no lugar das minorias , pois, “a base de seu privilégio, é caracterizada pela opressão dessas minorias”.


É sabido por alguns, a existência de uma classe dominante e seu poder e, do outro lado, a classe dominada. As vozes da minoria são vistas, pelos que detém maior espaço de poder perante a sociedade, como “o outro”, aquele que não faz parte da “norma”, do universal. Esse povo majoritariamente dominante, não se enxerga também como específico. É se colocar numa posição normativa, sem ao menos ter ciência que ele também é “o outro”. Por conta disso, é de tamanha urgência, que esse grupo localizado no poder, precisa repensar o que significa ser o que é. O que significa sua posição, o que significa sua cor da pele, perante os outros, o que significa ter tantas pessoas semelhantes fisicamente, no seu local de trabalho, no seu lazer, mas raramente encontra alguém, fisicamente diferente, ocupando os mesmos espaços.


Representatividade se difere de lugar de fala. Uma lésbica negra, tem a possibilidade de não se sentir representada por uma mulher hétero branca, mas essas mulher branca pode, a partir do seu lugar que ocupa socialmente, pode pensar de forma crítica sobre a situação dessa mulher negra. “Como eu no grupo localizado no poder, posso contribuir para uma sociedade menos desigual?”


“É preciso entender de onde vem o nosso privilégio, pois ele pode estar oprimindo e tirando direito do outro” Frase retirada de uma entrevista no canal do YouTube, da GNT.




*Créditos: Texto elaborado através de pesquisas sobre o tema e falas de Djamila Ribeiro


 
 
 

Comentários


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page