top of page
  • Paula Sant'Ana

O que é assertividade e como ela está presente no cotidiano

Um pilar da inteligência emocional, exerce importância individual e coletiva

Foto: fia.com.br

Competência ligada ao comportamento, a assertividade não é vista como natural ao ser humano. Em geral, muitos são passivos ou agressivos, além da combinação passivo-agressiva, que oscila entre os extremos. Ser assertivo é uma forma de equilíbrio, contra a submissão ou violência por meio de atitudes. Essa habilidade é facilitadora nos relacionamentos intra e interpessoais, uma mistura de autoconhecimento e empatia.


A inteligência emocional, reconhecida como habilidade do século XXI, traz consigo alguns pilares essenciais. Dentre estes, gerir bem as próprias emoções, com o propósito de lidar melhor com os relacionamentos. É por meio da clareza e transparência que a assertividade se torna parte do cotidiano. Em geral, se posicionar e sair "de cima do muro", estar satisfeito consigo, as questões ao redor e com os outros, são partes essenciais.


Para o mundo dos negócios, características assertivas fazem parte do dia a dia. Participar de reuniões, processos e lidar com gestores e colegas de setor necessita de boa comunicação e sem ruídos no diálogo. Assim, clareza nas ações, palavras e pensamentos transforma o convívio. Revela maturidade da pessoa, junto à segurança e argumentação para defender pensamentos necessários dentro do cenário do trabalho.


bottom of page