O que de fato é Estado Laico?
- Femme News
- 18 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Será que o Brasil pratica essa liberdade religiosa?
Por Luana Gomes

Para garantir liberdade e igualdade religiosa entre todos, a Constituição (Constituição de 1988, que inaugurou um período de maior democracia brasileira, gerando grandes avanços para Constituição Cidadã), decretou que Estado Laico ou Secular) é aquele que não deve possuir uma religião oficial, logo tem o compromisso de promover a autonomia religiosa e resguardar, igualmente, aquele que não optar por uma crença.
O poder público e seus agentes têm a responsabilidade de não levar suas crenças individuais para a administração pública.
Depois de numerosas guerras e enfrentamento por conta da religião, as pessoas começaram a entender a necessidade de apartar as decisões do Estado da Igreja.
Deixando claro que é considerado uma ameaça a Constituição e a laicidade do Estado, quando vislumbram alguma tentativa de atingir ou privilegiar algum grupo religioso.
Não, a laicidade não proíbe que seus agentes públicos de pratiquem ou deixem de praticar, seu credo em âmbito pessoal, mas jamais deverão levar suas crenças, sua fé para o exercício profissional público.
A ideia de Estado Secular, também ganhou notabilidade na França, com a Revolução Francesa (1789 - 1799) - Que resultou o fim do absolutismo - e é por conta disso, que a França é um dos grandes representantes do Estado Laico.
Agora, após entender o que significa o termo, acredita que o Brasil pratica essa liberdade religiosa, protegendo os cidadãos de suas escolhas praticantes ou não? Acredita que os políticos, agentes do Estado, que têm alguma religião ou não, acabam defendendo sua crença ou realmente separam a vida pública da privada?
Comments