top of page
Foto do escritorMillena Galdino

O prêmio Liberdade de Expressão da DW deste ano vai para a repórter Tobore Ovuorie

Atualizado: 5 de mai. de 2021

O prêmio Liberdade de Expressão da DW deste ano vai para a repórter Tobore Ovuorie

Créditos: Elvis Okhifo/DW

O veículo Deutsche Welle, também conhecido como DW, prestigiou, no último dia 03, o prêmio de Liberdade de Expressão para a jornalista nigeriana Tobore Ovuorie com uma reportagem que lança luz sobre o tráfico sexual e comércio de órgãos na Nigéria. “O Prémio Liberdade de Expressão sublinha a importância da transparência no nosso trabalho, e mostra a importância da coragem na nossa sociedade”, disse Peter Limbourg, diretor-geral da DW.

O prêmio concedido pela emissora DW ocorre anualmente desde 2015, com o objetivo de destacar reportagens que marcam a importância do papel do jornalista na sociedade. Neste ano, a premiação prestigiou a jornalista investigativa Ovuorie, que, segundo Limbourg, caracteriza o trabalho como corajoso.

A reportagem denuncia casos de tráfico sexual na Nigéria, baseando-se em dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que estima que 80% das jovens nigerianas que vão para a Europa são vítimas potenciais dessas organizações criminosas de tráfico sexual.

Em 2013, a jornalista inicia a sua pesquisa, impulsionada pelo desejo de entender o que aconteceu com sua amiga e outras pessoas que ela conhecia. Então, com ajuda de colegas do jornal nigeriano Premium Times, ela passou sete meses disfarçada nos círculos de tráfico, transformando a sua própria identidade e sendo contrabandeada na Itália para elaborar a investigação.

Confira detalhes aqui.

Comments


bottom of page