top of page

O conteúdo artístico nos moldes da pandemia

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 14 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Artistas de todo o país tiveram que repensar a distribuição de conteúdo artístico, para que pudessem continuar trabalhando em meio a esse período tão conturbado


Por Bruna Ferreira


Fonte: Imagens Canva

Com a proibição de aglomerações em espetáculos (teatrais e musicais) e cinemas, a classe artística e todos aqueles presentes nos processos de produção começaram a enfrentar um grande problema, a falta de público e de locais para que os serviços fossem oferecidos. O impacto se deu de forma diferente em cada setor da arte. Os meios musical e cinematográfico já possuíam certa afinidade com o ambiente virtual e adequar-se a ele não foi um problema tão grande, quanto o enfrentado pelo meio teatral que tem em sua essência a necessidade de uma plateia.


Repensar, foi a palavra-chave, era necessário reorganizar a maneira de distribuição do conteúdo. Músicos que não podem mais reunir um grande público em um único local, começaram a promover lives (no instagram e youtube) para continuarem presentes em meio ao seu público, além de continuarem com as vendas de músicas em plataformas de streaming e com a divulgação de clipes em redes sociais. A distribuição de filmes também é feita com o auxílio de plataformas de streaming e redes sociais, entretanto, muitos filmes não estão disponíveis, e por conta disso o cine-drive in passou a ser uma opção para aqueles que querem sair de casa, respeitando o distanciamento social. Vale lembrar que o único cinema drive in em funcionamento, antes da pandemia de covid-19, estava localizado em Brasília e funcionava desde 1973.


Já os teatros sofreram um pouco mais, por inúmeros motivos, as peças teatrais normalmente não são hospedados em plataformas digitais, muitos espetáculos precisam de um grande número de pessoas envolvidas em cena, e no atual cenário isso começou a ser inviável. Então, para tentar resolver o problema, companhias teatrais começaram a disponibilizar filmagens de espetáculos, no youtube, no instagram e etc, além de, apresentações de monólogos ao vivo por meio de diferentes plataformas.


Estados brasileiros que contam com cinema drive in:


Distrito Federal

Espírito Santo ( o cine drive in irá ser estreado no dia 16 de julho)

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Paraná

Pernambuco (o cine drive in irá ser estreado no dia 16 de julho)

Rio de Janeiro

Rondônia

Santa Catarina

São Paulo

Companhias e teatros que estão disponibilizando espetáculos na internet:


Sesc São Paulo - canal do youtube

Vivo cultura - instagram: @vivo.cultura

Complexo Cultural Samambaia - canal do youtube - o evento vai do dia 17 de julho até 2 de agosto

Faculdade Dulcina de Moraes - canal do youtube - o evento vai até dia 17 de julho











Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page