top of page

Nova atualização da Apple pode impedir a coleta de dados sem autorização dos usuários

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 15 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Após ser detectado que apps colhiam informações sem a autorização, IOS 14 está sendo desenvolvido para deixar claro quais desenvolvedores fazem uso de dados dos usuários


Por Bruna Ferreira

Foto: Google Imagens / Cnet

Anunciado na Worldwide Developers Conference (WWDC) no dia 22 de junho de 2020, o IOS 14, que ainda está em fase de desenvolvimento beta, tem previsão de chegada ao público para setembro deste ano. Uma das novidades mais comentadas do sistema está voltada para a proteção da privacidade de dados dos usuários.


Em uma investigação realizada pelo The Washington Post, publicada no dia 28 de maio de 2019 no site do jornal, foi detectado que aplicativos coletavam dados de usuários do iphone quando o recurso de atualização em segundo plano do IOS estava ativado, tais dados só poderiam ser coletados caso houvesse autorização do usuário. No período a Apple soltou um comunicado em que ressaltava que os produtos e serviços desenvolvidos presavam e protegiam a privacidade dos usuários.


O estudo do jornal norte-americano, mostrou que aplicativos muito conhecidos, como Spotify, OneDrive, Nike e até o app oficial do The Post fazem uso do recurso que envia informações de usuários. A coleta de dados pode ser bastante útil para que os desenvolvedores consigam entender como os aplicativos estão sendo utilizados, os problemas que são encontrados e etc. Porém, os usuários não são informados de forma clara como essas informações são coletadas e para que elas são usadas.


Agora com o novo recurso de privacidade, o usuário será informado quando algum app acessar a área de transferência e ativar a câmera ou microfone do iphone sem a permissão.

Segundo a Apple, uma nova seção da página de produtos na App Store irá mostrar um resumo de práticas de privacidade do app antes do download ser efetuado. Os desenvolvedores deverão informar as práticas de privacidade, incluindo dados coletados e usados para rastrear as pessoas em empresas, fazendo uso de um formato simples para que todos possam entender. O consentimento do usuário deverá ser requisitado antes que possam ser feitos rastreamentos, para que as pessoas possam escolher quais os apps são permitidos para efetuar tal ação. No site da Apple é possível encontrar mais especificações da nova atualização.



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page