Mês de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
- Femme News

- 31 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Esses tumores atingem mais de 40 mil pessoas por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP)
Por Luana Gomes

Dia 27 deste mês foi celebrado o dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores que atingem a região da cabeça e do pescoço, juntos ocupam a segunda maior incidência entre os homens brasileiros.
Apesar de não ser o mais recorrente na população, nem o que apresenta o maior índice de óbitos, a doença ainda acomete mais de 500 mil novas pessoas no mundo.
Quando o tumor é diagnosticado antecipadamente, é de 90% a chance do paciente sobreviver à doença em 5 anos.
O câncer de cabeça e pescoço envolve um conjunto de neoplasias malignas situados em regiões diferentes da via aérea e digestiva superiores como: glândulas salivares, cavidade nasal, laringe, faringe, boca e seios da face.
Os dados do INCA, apontam que este câncer representa 4% do total de todos os tipos da doença no Brasil.
Os sintomas mais frequentes são caroços ou nódulos no pescoço, feridas na boca com mais de 15 dias, de não cicatrização e rouquidão.
Vale ressaltar que o desenvolvimento do câncer está relacionado a hábitos não saudáveis, como por exemplo: consumo exacerbado de tabaco, seja de palha, filtro, cachimbo, charuto ou narguile, consumo de álcool que é maior de duas doses, taças, latas, copos e relações sexuais sem preservativos. Além do vírus HPV, ser um outro fator de risco de tumores para essas áreas do corpo, por conta disso, é recomendado o uso do preservativo em práticas de sexo oral.
A vacina está disponível gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde, para meninas entre 9 e 14 anos, já os meninos, entre 11 e 14 anos.
*Fontes: hospitaldeamor.com.br
bms.com
metropoles.com



Comentários