top of page
Foto do escritorAna Clara Lopes

Municípios do Rio param de aplicar segunda dose de CoronaVac

Ao menos cinco municípios do estado apontam a utilização completa do imunizante


Por Ana Clara Lopes


Munícipios do Rio encontram dificuldades para cumprir o calendário de aplicações da segunda dose da CoronaVac. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A vacinação no Rio de Janeiro vem enfrentando problemas para aplicação da segunda dose de CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan. Os municípios de Mangaratiba, Maricá, Duque de Caxias, Volta Redonda e Nova Iguaçu, informaram em redes sociais a falta do imunizante.


A Prefeitura de Maricá confirmou a paralisação da aplicação de segunda dose de Coronavac a partir de hoje, 27, e completou dizendo que o município recebeu 560 vacinas para a segunda dose, no último sábado (24) e que todas foram aplicadas.


A Prefeitura de Mangaratiba também utilizou as redes sociais para informar a insuficiência das segundas doses recebidas, confirmando também a paralisação. Nova Iguaçu marcou o retorno da segunda dose em 21 dias, “Prevenida, a secretaria municipal de saúde de Nova Iguaçu marcou o retorno para a segunda dose em 21 dias e não 28 dias, deixando a população coberta dentro do prazo máximo de retorno.” A Prefeitura de Caxias confirmou que a segunda dose acabou nesta segunda-feira (26). Já em Volta Redonda, além de confirmar o desabastecimento do imunizante, foi divulgado que "A Secretaria municipal volta a esclarecer que, por determinação do Ministério da Saúde, as segundas doses não são reservadas, como no início da campanha de vacinação".

Procurada pelo Femme News, a Secretaria de Saúde do Rio informou que “Alguns municípios já comunicaram extraoficialmente à SVS que não têm mais doses de vacina para aplicação e terão que suspender a vacinação" mas não divulgou a listagem exata de quantos municípios relataram a falta de CoronaVac.



Comments


bottom of page