Mulheres na música: alta acumulada de 68% em 2021
- Luiza Bittencourt
- 11 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Relatório da UBC apresenta aumento na porcentagem de participação feminina
no mercado musical

Na data em que se comemora o Dia da Mulher (08/03), a UBC (União Brasileira de Compositores) publicou o quarto relatório anual que apresenta a participação feminina na associação, denominado como Por Elas Que Fazem a Música. Este ano marca a primeira vez em que o relatório apresenta uma alta de 68% no número de associadas, desde a elaboração da edição número 1, em 2018.
O relatório é uma fonte de informação importante para que haja uma perspectiva geral sobre o cenário atual do mercado da música, contribuindo para a adaptação do setor a uma realidade mais equilibrada entre os gêneros. Porém, mesmo com o aumento da representatividade feminina, os números apresentados pela UBC ainda são bem abaixo dos esperados 50%.
De acordo com o Por Elas do último ano, os percentuais de crescimento no cadastro de obras nas categorias de titulares em intérprete, música executante e produção fonográfica são de 9%, 8% e 21% respectivamente. Na participação na distribuição por gênero dos titulares, 8% são autoras, 29% versionistas e 6% de música executante, números ainda distantes para alcançar uma realidade de igualdade.
Segundo Vanessa Schütt, responsável pela Comunicação da UBC e coordenadora do relatório de 2021, existe uma pequena melhora a cada ano. “Na primeira edição do Por Elas, em 2018, com dados de 2017, tínhamos 14% de mulheres entre os associados. Desde o ano passado, são 15%". Os números de fato apresentam uma mudança no cenário musical, que caminha para a conquista de um mercado musical mais inclusivo. "Os números são um reflexo da nossa sociedade, onde as mulheres vêm conquistando espaço pouco a pouco", completa Schütt.
Para discutir sobre a igualdade de gênero na música, o perfil oficial do Instagram da UBC [https://www.instagram.com/UBCMUSICA/] está promovendo, ao longo desta semana, encontros de grandes nomes da música, como Marina Lima, Juliana Linhares e Julia Mestre com a jornalista Fabiane Pereira.
O último bate-papo aconteceu ontem com Julia Mestre. Na conversa, a artista comentou sobre sua trajetória na música e a importância do registro de suas o
bras e fonogramas. Para assistir à entrevista completa, basta acessar: https://www.instagram.com/tv/CMNeujXpZ5r/?utm_source=ig_web_copy_link
Mais informações sobre o relatório Por Elas Que Fazem a Música, acessar o portal da UBC: http://www.ubc.org.br/
Comments