top of page
Luana Ribeiro

Mercado de trabalho: entenda como funciona o LinkedIn

A Rede social pode ser um diferencial na busca por uma vaga de trabalho


Foto: blog estagiários

Você já ouviu falar da maior rede social de empregos do mundo? Se você sonha em construir uma carreira sólida no mercado de trabalho, o LinkedIn é a ferramenta perfeita para ajudar nesse objetivo.


A rede social é muito usada no mundo corporativo e tem como foco os relacionamentos profissionais. Chefes de grandes empresas marcam presença na plataforma, assim como inúmeros profissionais de RH que estão em busca de um novo talento para as vagas.


A plataforma conta com a presença de mais de 500 milhões de usuários no mundo. É uma das maiores redes sociais que existem com pouco mais de 300 milhões de usuários só aqui no Brasil. Por meio do Linkedln o profissional pode interagir com influenciadores do mercado, empresas e outros usuários que estão em um caminho profissional semelhante.


Hoje, a grande maioria dos recrutadores utilizam o LinkedIn como uma das principais fontes de recursos. Além de promover oportunidades de emprego, a plataforma pode funcionar como um lugar para o trabalhador produzir conteúdos sobre sua área de atuação.


Dessa forma, quando o recrutador buscar o perfil do entrevistado encontrará mais do que um currículo. Conquistas, desafios, e batalhas profissionais podem ser utilizadas nesta rede para que os recrutadores tenham acesso a características diversas.


Para as consultoras de Carreira, Mariana Landi e Pamela Safadi, o LinkedIn pode ser um diferencial na hora de encontrar uma oportunidade de emprego. “O Linkedin é uma ferramenta importante para os recrutadores buscarem candidatos qualificados e que atendam ao perfil da empresa, pois proporciona network para colaboradores da mesma empresa e também de empresas diferentes”, afirmam.


As profissionais são donas de uma página na internet chamada “rh visionário” e promovem conteúdo sobre mercado de trabalho e, principalmente, sobre a importância do LinkedIn.


Muitos usuários estão no LinkedIn, mas não sabem como fazer o perfil ser percebido pelas empresas. Para as consultoras, a maior dica é usar palavras que conectem os seus objetivos profissionais com os das vagas que estão em busca. “É fundamental que esse perfil tenha palavras-chave. É por meio delas que o recrutador busca o perfil do candidato para a vaga que ele tem em aberto,” revelam







Comments


bottom of page