Conheça o câncer que atingiu a apresentadora Fátima Bernardes
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno que mais atinge mulheres, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele está atrás apenas do de mama e intestino. O mês de março torna-se importante para ajudar na conscientização dessa doença que é a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil.
O câncer de colo de útero é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes, mas se não tratadas, podem virar um câncer.
É uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares. Afeta em sua maioria mulheres entre 40 e 60 anos de idade.
Como o câncer de colo de útero pode acontecer?
Ao contrário do que se acredita, a endometriose e a genética não possuem relação com o surgimento desse câncer. Já alguns fatores como: o sexo desprotegido com múltiplos parceiros; histórico de DSTs (HPV); Tabagismo; Idade precoce da primeira relação sexual; Multiparidade (Várias gestações), podem favorecer o surgimento da doença.
Sintomas
No início, o câncer de colo de útero é assintomático. Pode acontecer uma suspeita dele durante o exame ginecológico ou Papanicolau.
Os sintomas posteriores são corrimento vaginal amarelado com odor desagradável, sangramentos menstruais irregulares e sangramento após a relação sexual, além de dores na região do baixo ventre. E, nos estágios mais avançados, a paciente pode apresentar dores pélvicas de forte intensidade, anemia, dores na região lombar, alterações miccionais e no hábito intestinal.
Fátima Bernardes e Tratamento
A apresentadora global, Fátima Bernardes, descobriu o câncer quando foi fazer um exame de rotina. O caso da jornalista é um câncer de endométrio em estágio inicial. O endométrio ou corpo do útero, é um tipo de câncer mais raro encontrado em menos de 3% das 316.280 mulheres brasileiras que receberam diagnóstico de câncer neste ano, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
No final do ano passado, a apresentadora passou por uma cirurgia para retirar o tumor. Mas há vários tipos de tratamentos a depender do tipo e estágio do tumor.
Alguns outros fatores podem influenciar as opções de tratamento, como idade e estado geral de saúde da paciente, e tipo de doença (células escamosas ou adenocarcinoma). Os tratamentos podem interferir na vida sexual da mulher e até na possibilidade de ter filhos no futuro.
Em relação à como prevenir o câncer de colo de útero, especialistas são unanimidade: É importante que fazer o exame de Papanicolau anualmente. Esse procedimento é capaz de identificar as lesões precursoras do câncer de colo de útero possibilitando o diagnóstico no início da doença, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento.
Comentarios