28 de abril é a data que comemora a existência da mãe do cônjuge
Por Paula Sant'Ana
No Brasil, o que vemos acerca de sogras são piadas em stand-ups e na internet. Para muitos, a relação com a mãe do respectivo marido ou esposa não é das melhores. Porém, essa data foi escolhida para celebrar a existência delas, pois quando o casal tem filhos, tornam-se avós.
Não se sabe ao certo sobre a origem deste dia, mas alguns relatos da década de 1950 são apresentados como possíveis. Em 1957, diz a lenda que um trabalhador britânico tinha um zoológico e, a partir disso, desejava ter uma sucuri (cobra) para colecionar. Por não conseguir dizer o nome corretamente, ele chamava a cobra de "sogra".
Cerca de cinco anos depois, Jânio Quadros, presidente do Brasil, convidou os funcionários de seu governo para um café da manhã, em que estes poderiam levar suas esposas e sogras. Assim, o trabalhador levou realmente a cobra! Algo desastroso para o evento.
Apesar de ser uma história extra oficial, o caso ficou bastante popular na época, pois a sucuri teria destruído o momento do café. Uma piada para muitos, a figura da cobra permaneceu associada às sogras. Por isso, o dia 28 (do acontecimento) ficou marcado como o dia delas.
Existe também outra teoria para esta data. Em 1958, Juscelino Kubitschek teria sido o idealizador da criação, devido a um período de atrasos de salários para os servidores federais. Quando atravessaram esses problemas financeiros, normalmente quem ajudava com as despesas eram as sogras, figuras homenageadas por isso.
Comments