top of page
  • Isabela Oliveira

It Takes Two dá show de criatividade e não se prende apenas um tipo de jogabilidade


O jogo It Takes Two atrai experiência completamente diferente a cada

desenvolvimento da história. O jogo de acordo com título foi feito para ser jogado somente de forma cooperativa, tanto que ao adquirir o game, você ganha um passe para dar a um amigo. Assim consegue jogar com sua cópia localmente ou com o passe para partidas online à distância. Só que não é só essa tal experiência cooperativa que torna o jogo tão especial.


A gameplay mostra que certas fórmulas, ainda que pareçam batidas, podem render bons momentos e situações que vão além da mera jogabilidade. Envolvendo bastante sentimento, o game de PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S. Pode parecer piegas, mas é sempre importante lembrar em como uma mídia tão interativa ainda pode emocionar bastante, mesmo após inúmeros jogos “apelarem” para o recurso.


Narrativa contada com gameplay


Logo de início, o jogo começa a nos contar a história de Cody e May, um casal que está nas primeiras fases de um processo de divórcio após alguns anos de problemas não resolvidos em seu relacionamento. Quando a filha do casal, Rose, fica sabendo, ela pede ajuda a um livro de relacionamentos e chora em cima de dois bonecos que tinha criado em semelhança de seus pais.


As lágrimas acabam surtindo um efeito mágico que transforma Cody e May nesses bonecos por tempo indeterminado. Confusos com o que aconteceu, o casal é abordado pelo livro de Rose, que se apresenta como Dr. Hakim, um especialista em consertar relacionamentos problemáticos. Só que os métodos de Hakim para reaproximar o casal não são nada convencionais e ele simplesmente coloca os dois em situações adversas para que aprendam a importância da colaboração, respeito e parceria.


A história em si é bem simples, mas é familiar o suficiente para a maioria das pessoas para que elas realmente se sintam envolvidas com seu desenrolar. O intuito realmente parece ser entregar uma comédia romântica em forma de jogo. O interessante é que sempre que nós ouvimos falar de um game que conta com uma narrativa mais desenvolvida, há aquele medo da trama se sobrepor e acabar tomando mais espaço que o gameplay em si.


It Takes Two tem uma história a contar, mas as cenas e diálogos convencionais estão ali mais como um bônus para sabermos mais detalhes dos personagens e a situação em que se encontram. O resto vai realmente se desenvolvendo na jogabilidade, nos cenários em que eles se encontram, nos puzzles que precisam resolver e nas mecânicas novas que vão sendo apresentadas.


Carisma é o que não falta.

Fonte: Electronic Arts/Reprodução

Os personagens de It Takes Two, é mais do que válido se aprofundar no assunto. Logo de início você terá noção de como todos conseguem ser carismáticos, especialmente o nosso querido Dr. Hakim, cuja captura de movimentos corporais foi realizada pelo próprio diretor do jogo, Josef Fares.


A cada novo capítulo conhecemos ainda mais personagens secundários e nenhum deles decepciona ou dá a impressão de que estão ali só para ocupar um espaço vazio. Eles não só fazem a trama andar e dão chance para novos tipos de puzzles, como ainda nos dão detalhes importantes sobre a vida de Cody, May e Rose.


O que podemos garantir é que It Takes Two não te dará um momento de paz no que diz respeito a sua jogabilidade. Cada cenário novo te apresenta a uma mecânica inédita e novos tipos de problemas a serem resolvidos. Isso faz com que você nunca possa realmente atingir uma zona de conforto na qual pode só parar de pensar no que está fazendo.


O melhor é que também não há a sensação de que estão só jogando diferentes coisas o tempo todo para te impressionar. Realmente há um motivo por trás das mecânicas e elas fazem muito sentido com cada cenário apresentado, afinal, eles mudam bastante em cada capítulo..


O fator que não poderia deixar de ter uma menção mais profunda são os puzzles que o jogo apresenta a toda hora. Assim como as mecânicas, eles também são muito variados e criativos, dependendo bastante de cada cenário e situação que Cody e May se encontram. Eles podem começar mais simples ao início de cada área, enquanto você ainda está se habituando com o lugar e com seus novos poderes. Só que ao passar do tempo, eles vão ficando mais desafiadores e complexos, requerendo que você mesmo tenha criatividade para resolvê-los.


O ponto positivo que podemos citar é que mesmo quando estão em um nível mais difícil, os puzzles nunca te deixam com a sensação de não saber o que fazer. Você sempre terá o conhecimento e a habilidade certa para não ficar muito tempo pensando em como deve agir em seguida. Só é preciso ficar sempre esperto, já que alguns desses enigmas podem exigir uma certa agilidade nas decisões.


O importante a se ressaltar é que esse não é o tipo de jogo que você pode apresentar a alguém que não tem costume com videogames. Ele demanda uma certa maestria de como lidar com situações típicas de games, então alguém que não sabe controlar bem os personagens, que não tem noção de mecânicas tradicionais ou que não tem facilidade em resolver puzzles pode se sentir bem perdido.


Exploração recompensada

Fonte: Electronic Arts/Reprodução

Quem já está acostumado com jogos que oferecem algum nível de exploração de seus cenários sabe que sempre dá para esperar alguns colecionáveis ou itens escondidos para recompensar a curiosidade do jogador. Só que podemos afirmar que It Takes Two vai por outro caminho totalmente.


O próprio Josef Fares já tinha mencionado em entrevistas que o game não teria nada de colecionável e que outros motivos fariam os jogadores explorarem os cenários do título. O interessante é que não demora muito para você mesmo ter noção disso, já que cada área que em que você se encontra é rica de detalhes e isso naturalmente atiça sua vontade de sair olhando tudo.


A história do jogo é contada em capítulos que também fazem uma divisão dos cenários a serem explorados por Cody e May enquanto eles tentam voltar aos seus corpos originais. Só que enquanto estão na forma de bonecos, o mundo à sua volta consiste de simples objetos no terreno em que o casal mora. Seja na cabana com ferramentas, na grande árvore no jardim, no quarto de criança ou mesmo no globo de neve. É claro que pelo tamanho diminuto dos personagens, tudo parece enorme em uma forma bem similar ao que víamos nos filmes da franquia Toy Story.


Só que It Takes Two leva tudo a um nível acima e não se contenta em só fazer versões grandes de objetos do dia a dia. O jogo realmente cria cenários super interessantes e cheios de caminhos que você pode explorar. Como mencionamos, você não encontrará itens para colecionar, mas terá vontade real de ver tudo simplesmente pelos detalhes ricos.


Além de te recompensar com esse nível de detalhes, é claro que Fares também

preparou algumas surpresas interessantes em forma de mini games e easter eggs em cada fase. Esses jogos rápidos quebram o ritmo cooperativo, já que você e seu parceiro precisam se enfrentar em desafios super divertidos e bem diferentes um do outro. É uma ótima chance de ter uma rivalidade saudável com a pessoa com a qual está jogando It Takes Two.

bottom of page