Primeiro jogo em busca da Copa do Brasil é disputado neste domingo
Após diversas mudanças nas datas e horários, agora as informações são definitivas. Anteriormente com início às 16h, houve mais uma alteração na primeira partida da final, com mando da equipe gaúcha. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, para evitar aglomerações, foi enviado um pedido que, agora aceito pela CBF, oficializou a requisição publicamente na tarde desta sexta-feira (26). Assim, o jogo está marcado para às 21h, na Arena do Grêmio, neste domingo (28). A transmissão é por conta da TV Globo.
Resumão
Grêmio
Nas oitavas venceu os dois jogos contra o Juventude pelo placar de 1 a 0. Pelas quartas de final o adversário foi o Cuiabá e o tricolor também triunfou nas duas partidas. Na Arena Pantanal por 2 a 1 e na Arena do Grêmio por 2 a 0. Sequencialmente o adversário foi mais difícil. Diante do São Paulo a expectativa era de jogão e muito equilíbrio, o que não foi tão real, pois foi um duelo morno. Porém, os placares terminaram realmente apertados. Em casa, o Grêmio venceu por 1 a 0. No Morumbi, em noite de muita festa e motivação da torcida são-paulina terminou tudo igual: 0 a 0. O lado copeiro dos gaúchos fez valer a classificação com toda a retranca tática.
Provável escalação: Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique e Maicon; Alison, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.
Palmeiras
Logo de cara, o Red Bull Bragantino, uma das sensações do momento, por causa de toda reformulação e de alguns jogadores específicos e bem queridos no Cartola FC (Claudinho-ATA e Raul-MEI, por exemplo). O Verdão assumiu o favoritismo e venceu as duas partidas. Fora de casa por 3 a 1 e no Allianz Parque por 1 a 0. Já nas quartas, um duelo frequente em campeonatos nacionais, o adversário foi o Ceará. Fernando Prass e companhia tentaram parar a boa fase palestrina, mas a classificação ficou com os paulistas. Em São Paulo o triunfo foi de 3 a 0 e na Arena Castelão terminou empatado por 2 a 2. Pela semifinal, mais um time considerado fenômeno. Apesar de ter disputado a série B do Brasileirão, o América-MG atingiu status de um dos favoritos ao título. Lisca Doido não se acovardou e levou o time ao empate fora de casa em 1 a 1. Porém, no Independência, o vitorioso foi o Palmeiras por 2 a 0.
Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.
O clima para o jogo
Ambos os treinadores já protagonizaram diversas cenas de protestos na beira do gramado. Renato Gaúcho já tem uma fama antiga, Abel Ferreira parece estar no início dessa trilha, pois desde que chegou ao Palmeiras tem reclamado da conduta dos árbitros e auxiliares, principalmente da atuação do VAR.
É fato que a partida promete ser quente, por ser uma grande disputa com premiação alta em dinheiro e ainda, teremos dois treinadores com perfis sanguíneos, daqueles que parecem um torcedor com a boina do time. Cabe à arbitragem responsável utilizar um bom tom desde o início com ambos, para que a festa não seja apagada por possíveis confusões.
Temporada sem fim
Intercalado a jogos regionais, não vai dar nem tempo de pensar em desgastes físicos e psicológicos. Do lado alviverde, nada menos que um clássico na abertura do Paulistão, na quarta-feira (03), contra o Corinthians, fora de casa. Em situação semelhante, o tricolor também joga no mesmo dia, pelo Gauchão, em casa, contra o Pelotas. Apesar de alguns desfalques, ambos vão bem estruturados para o campo.
Histórico de confrontos
Gaúchos e paulistas já se enfrentaram 91 vezes. São 38 vitórias do Palmeiras, 20 do Grêmio e 33 empates. Esta será a primeira final entre os dois. Porém, em mata-mata já somam 12 jogos. O último, muito marcante, foi o triunfo gremista nas quartas da Libertadores em 2019, em pleno Pacaembu. No retrospecto geral, são sete classificações do Grêmio contra cinco do Palmeiras.
Comments