Estudo aponta que gestantes com o vírus têm mais chances de ir para a UTI e ainda manifestar outras doenças
De acordo com estudo publicado pelo jornal de medicina pediátrico JAMA Pediatrics, gestantes infectadas pela Covid-19 apresentam maiores riscos de morte. Em números, estima-se que as chances de a doença evoluir para quadros mais graves é de 1,6%, sendo 22 vezes a mais do que as mulheres não contaminadas.
Neste mesmo estudo, conclui-se que os recém-nascidos de mães contaminadas têm propensão a serem prematuros e terem um peso abaixo da média.
O estudo contou com a participação de 18 países e 43 instituições médicas. Dentre as 2.130 mulheres que foram analisadas, 706 estavam com coronavírus. Mesmo essas, embora estivessem com sintomas leves ou assintomáticas, ainda assim corriam mais riscos de sofrerem complicações pela doença. Pré-eclâmpsia e graves infecções estão entre elas.
Um dos motivos que levam as gestantes a correrem mais riscos com a Covid-19 é pela diminuição da capacidade pulmonar da mulher conforme o feto vai crescendo.
Além disso, o coração de uma mulher grávida bate 1,5 vezes mais do que o normal. Segundo Kjersti Aagaard, especialista em medicina materno-fetal do Texas Children's Hospital, "Essa superação do coração, que chamamos de maior débito cardíaco, coloca as mulheres grávidas em risco de problemas de insuficiência cardíaca, que pode ser um fator de causa de morte por doença de Covid-19".
Comments