top of page
Foto do escritorFemme News

Governo de São Paulo lança programa para aumentar a cobertura vegetal nativa

Novo programa é voluntário e concilia proteção ao meio ambiente e produção no campo



Foto: Marcelo Brandt/G1

Nesta quarta-feira (16), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o lançamento do programa Agro Legal com o propósito de aumentar a cobertura vegetal nativa no estado de São Paulo em até 20 anos. A meta é restaurar cerca de 800 mil hectares nas áreas de reserva legal e de APPs (Áreas de Preservação Permanente).


Com esse programa, o objetivo do governo é acrescentar 3% na área de cobertura vegetal nativa de São Paulo, que é de 23% atualmente. Segundo o governo paulista, nesta quinta-feira (17) o decreto que compõe o Agro Legal será publicado no Diário Oficial do Estado e seu texto “complementa a legislação estadual que regula a adequação das propriedades rurais ao Código Florestal e recomposição de áreas degradadas em São Paulo”.


Essa iniciativa garante a manutenção das áreas em produção agropecuária e ampliação dos espaços sob proteção ambiental, priorizando topo de morros, veredas e margens e nascentes de rios.


Estão previstos mecanismos mais ágeis e seguros para analisar e consolidar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), sistema que o produtor rural cadastra qual área de sua propriedade corresponde à vegetação nativa, e processos mais simples de monitoramento da recomposição da vegetação nativa em Reservas Legais.


“Precisamos atuar como indutores do desenvolvimento sustentável e sustentado. Afinal, o mesmo rio utilizado para lazer tem importância no abastecimento de água potável das residências e como fonte de irrigação das lavouras. Por isso, o Agro Legal busca preservar o que já temos e ainda recuperar áreas degradadas. É assim que pretendemos conciliar estes dois patrimônios: o agronegócio e o meio ambiente”, afirmou Gustavo Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento.


Comments


bottom of page