Com previsões de mínima entre 1°C e 7°C no estado, como se proteger do frio e ajudar a quem precisa?
As temperaturas que caíram durante o final de semana, alarmaram as autoridades e a população nesta terça(20), em que segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de SP, os termômetros marcaram -2,3° em Engenheiro Marsilac, no extremo Sul da Cidade. Muitas cidades da região amanheceram com geadas, e esforços foram realizados na capital paulista para proteger cidadãos em situação de rua.
E a previsão para os próximos dias não é das melhores, o ar seco de origens polares e o céu limpo e sem nuvens favorecem as baixas temperaturas e a formação de geada. Até esquenta um pouco durante o dia, com máximas entre 18°C na capital Paulista e 25°C em campinas durante o dia, mas na madrugada os termômetros ainda ficam abaixo dos 5°C em diversas regiões, podendo chegar a 1°C em São Roque por exemplo.
Com esse cenário, como se proteger e ajudar a quem precisa? O Femme dá algumas dicas:
Para se proteger
Melhore a vedação de portas e janelas, colocando tecidos ou papelão nas frestas;
Feche as portas dos cômodos, conservar o calor em pequenos ambientes é mais fácil;
Os dias frios muitas vezes são acompanhados de clima seco, então mantenha os ambientes úmidos, utilizando umidificadores de ambientes ou toalhas molhadas, uma ótima dica, é dispor bacias de água quente no quarto, assim você umidifica o ambiente e dissipa calor pelo cômodo.
Utilize bolsas de água quente ou gel, para pré-aquecer a cama ou o sofá antes de se deitar. A dica também serve para aquecer os pés. Se você não tem bolsa, pode usar um saquinho de tecido ou uma meia com arroz, levar ao micro-ondas por 2 a 3 minutos, funciona do mesmo jeito.
Abuse de alimentos quentes, sopas e chás ajudam a aquecer o corpo e durante o seu preparo, o ambiente.
ATENÇÃO – cuidado com o uso de aquecedores elétricos ou a gás, siga cuidadosamente as orientações do fabricante, e esteja atento a faíscas, vazamentos e mau funcionamento.
Não acenda churrasqueiras, velas ou outras fontes de fogo dentro de casa, caso você não possua lareira ou chaminé. Os gases emitidos pela queima são altamente tóxicos e com a casa fechada podem causar danos respiratórios e levar à morte.
Para ajudar ao próximo
Campanha do Agasalho
Realizada desde 2009, a Campanha do Agasalho liderada pela Cruz Vermelha São Paulo, tem como objetivo a arrecadação de roupas como calças, camisetas e, principalmente, agasalhos, além de cobertores em bom estado, que serão doados às famílias necessitadas.
Este ano, a Campanha do Agasalho está um pouco diferente por conta do impacto social da pandemia. Além de agasalhos e cobertores, estamos recebendo também kits de higiene, produtos de limpeza e alimentos que serão doados às famílias necessitadas.
Você pode consultar os postos de coleta no site da iniciativa - https://aquecesp.org.br/#onde-doar
Inverno solidário
Operação Baixas Temperaturas 2021
A iniciativa da prefeitura de São Paulo, que começou em 30 de abril e vai até setembro, realiza a doação de cobertores e o acolhimentos de pessoas em situação de rua nos abrigos municipais.
Segundo a prefeitura, a população também pode ajudar os moradores de rua solicitando uma abordagem social pela Central 156. A ligação é gratuita nas opções 0 e, em seguida 3, para solicitar o apoio dos assistentes sociais, informando o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), e algumas características e número de indivíduos.
Dica final
Outras prefeituras, instituições religiosas e ONGs de assistência social estão sempre engajadas nesta temática, procure nos grupos de redes sociais da sua cidade, e no site da prefeitura que encontrará orientações sobre como ajudar.
Por fim, é sempre válido levar no carro aquele cobertor ou agasalho que você não usa mais, e oferecer a alguém em situação de risco que cruze o seu caminho.
Opmerkingen