top of page
Foto do escritorMayara Beani

Fenômeno “Lua de Sangue” acontecerá nesta quarta-feira 26 de maio

O Eclipse Lunar acontece durante a Super Lua tornando-a avermelhada e será visível em parte do país

Foto: pixabay.com

“Lua de Sangue” é o nome popularmente adotado para quando a lua ganha um tom avermelhado, provocado pela ocorrência de dois fenômenos astronômicos - um Eclipse Lunar durante uma Super Lua. Este evento acontecerá na próxima quarta-feira (26), mas atenção, pois o evento poderá ser visto em parte do Brasil ao amanhecer, por volta das 5h45, e não durante a noite.

Pra esclarecer, o Eclipse Lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite, total ou parcialmente. Nesta quarta, o eclipse será “penumbral”, quando ocorre um obscurecimento parcial que margeia a sombra que a Terra projeta no espaço o que provoca apenas uma diminuição da luminosidade refletida, mas não “apaga” a lua.

Reprodução de como acontece o eclipse, fora de escala. Imagem: Nasa

A Super Lua, por sua vez, é o fenômeno astronômico que ocorre quando a lua cheia está próxima ao perigeu, que é ponto orbital mais próximo da Terra, esta proximidade não é perceptível a olho nu, mas somada ao Eclipse muda a coloração visível da lua, tornando-a avermelhada, o que deu origem ao nome “Lua de Sangue”.


Esta mudança da coloração ocorre por causa relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. Os raios de Sol que passam pela atmosfera da Terra sofrem uma refração, e apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas na Lua. É o mesmo efeito que dá cores ao nascer e pôr do sol, e pode ser considerado um dos mais belos fenômenos astronômicos observáveis a olho nu.


No Brasil, como o evento ocorrerá perto do amanhecer, não será totalmente visível em todos os estados, mas para quem quer acompanhar o fenômeno, o site time and date.com é uma boa alternativa para se orientar, nele você pode pesquisar de acordo com a sua localização, os detalhes de horário, duração do evento, condições climáticas e como observar.


Os melhores pontos de visualização deste eclipse serão na Nova Zelândia e Austrália, onde, como acontece à noite, será possível ver o eclipse total por 14min, o fenômeno todo terá aproximadamente 5h de duração.


No Rio de Janeiro-RJ por exemplo, a previsão de início do eclipse é às 5h47, atingindo seu máximo às 6h17 e terminando às 6h21, e será apenas parcialmente visível, durando aproximadamente 33 minutos. Já em São Paulo, terá duração de aproximadamente 48 min, com início às 5h47 e terminando às 6h36, mas as condições climáticas podem atrapalhar a visualização.

Comments


bottom of page