top of page
Foto do escritorFemme News

FAKE NEWS: Conheça 5 iniciativas que podem te ajudar a descobrir se a notícia é verdadeira ou falsa

Atualizado: 26 de fev. de 2021

Iniciativas de checagem de fatos podem ajudar a saber a veracidade das notícias que circulam no WhatsApp, Instagram ou Facebook

Foto: Divulgação Facebook

Agências de checagem, iniciativas jornalísticas e ferramentas inteligentes foram criadas como mecanismo de defesa contra a massiva difusão das fake news. Elas utilizam a prática de verificação conhecida como “Fact Checking”, que consiste na análise da confiabilidade das fontes, dados e declarações nos textos jornalísticos, nos vídeos ou nas publicações das redes sociais.


Para ajudar a saber a veracidade das informações, o Femme News separou uma lista de cinco iniciativas que vão te ajudar a fugir da desinformação. Confira:



Conhecida por ser a primeira agência dedicada ao fact checking no Brasil, a Agência Lupa foi criada em 2015. Sua metodologia consiste em nove etiquetas que são anexadas à informação após a análise de checagem. São elas: “verdadeiro”, “verdadeiro, mas”, “ainda é cedo para dizer”, “exagerado”, “contraditório”, “subestimado”, “insustentável”, “falso” e “de olho”. A agência ainda possui um canal de coleta de sugestões de possíveis notícias falsas e um bot no Messenger que analisa a veracidade da informação.


Aos Fatos é uma agência de checagem de fatos que produz reportagens investigativas sobre desinformação no país. Além disso, monitora notícias com informações duvidosas nas redes sociais, investiga boatos e analisa a veracidade do discurso de autoridades brasileiras. No entanto, seu método de análise consiste em sete categorias: “verdadeiro”, “impreciso”, “exagerado”, “distorcido”, “contraditório”, “insustentável” e “falso”. A agência é contratada pelo Facebook e pelo Uol e conta com o financiamento de apoiadores. As sugestões de notícias suspeitas podem ser encaminhadas pelo Facebook e Twitter através da hashtag #vamosaosfatos e também recebe denúncias pelo site e pelo WhatsApp (21) 99956-5882.



Já o Comprova é um projeto colaborativo de checagem de fatos que reúne 28 jornalistas de diferentes veículos de comunicação. O objetivo da iniciativa é “ identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que vemos surgir em sites, aplicativos de mensagens e redes sociais”. O trabalho coletivo envolve a apuração de textos, vídeos, imagens e gráficos e contextualização das informações suspeitas e as etiquetas de verificação são classificadas em: “enganoso”, “falso”, “sátira” e “comprovado”. Além disso, o foco é minimizar o alcance e o impacto de mentiras relacionadas com políticas públicas no âmbito federal. Os parceiros são compostos por Estadão, Nexo, Exame, Nova Escola, Folha de São Paulo, Uol e Veja. O Comprova também recebe dúvidas ou denúncias sobre notícias via Twitter, Facebook ou pelo WhatsApp (11) 97795-0022.



O Fato ou Fake é uma iniciativa do Grupo Globo para investigar e checar conteúdo suspeito nas notícias mais compartilhadas da internet. A equipe é composta por jornalistas do G1, CBN, Época, Extra, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo, Extra e Valor Econômico. As informações verificadas são classificadas pelos selos: “fato”, “fake” ou “não é bem assim”. As denúncias podem ser feitas através do WhatsApp (21) 97305-9827 ou pelo Facebook do projeto.


WhatsApp


Uma recém iniciativa de checagem de fatos foi lançada pelo WhatsApp. O aplicativo adicionou um botão de lupa na lateral das mensagens encaminhadas com frequência (possuem setas duplas). Ao clicar no botão, o usuário é direcionado para a busca no Google que verificará se a informação é verdadeira ou falsa. O objetivo do recurso é facilitar a busca sobre o conteúdo da mensagem suspeita. Além disso, o próprio aplicativo questiona o usuário antes que ele encaminhe a mensagem suspeita, minimizando a propagação das fakes news.

Comments


bottom of page