A medida foi divulgada pelo governo do estado para atividades de reforço a partir desta terça-feira
Por Ana Clara Lopes
A partir desta terça-feira (08) o governo de São Paulo liberou a reabertura de escolas, para reforço, tutoria e atividades esportivas.
A decisão, mesmo com a liberação do governo, pode ser tomada de forma autônoma por cada prefeitura do estado e estão liberados o retorno para regiões que estão em fase amarela do plano de flexibilização há 28 dias.
O governo também prevê o retorno das aulas presenciais para 7 de outubro em toda grande São Paulo. O último levantamento feito pela Secretaria Estadual de Educação, apontou que apenas 128 dos 645 municípios do estado devem abrir para reforço hoje. Regiões da capital paulista, que somam 39 municípios, não devem retomar as atividades na data prevista pelo governo.
O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, informou para o ‘Bom dia SP’, nesta manhã que as aulas devem voltar de forma lenta. “Acho que a gente tem que começar a voltar lentamente. A gente tem ainda a decisão sobre outubro, nós temos a previsão de volta às aulas para o dia 7 de outubro, ainda temos que cumprir algumas condicionalidades do mês de setembro, não temos ainda nem a certeza a volta às aulas em outubro, estou falando de atividades curriculares que, se voltar, não serão obrigatórias aos alunos na primeira etapa estarem presencialmente”, afirmou o secretário.
Segundo um informativo, publicado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, as escolas devem seguir regras rigorosas de higiene e distanciamento, tais como:
distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, inclusive nas salas de aula
recreios e intervalos com revezamento das turmas em horários diferentes
horários de entrada e saída escalonados, evitando aglomerações
veto a feiras, palestras, seminários e competições esportivas
As medidas de higiene pessoal a serem adotadas são:
distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como face shields, para professores e funcionário
uso obrigatório de máscara nas instituições de ensino e no transporte escolar
distribuição de água em recipientes individuais
higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel
コメント