O governo confirmou a retomada do ensino presencial em meio à pandemia de Covid-19
Por Giovanna De Luca
O governo do Rio Grande do Sul aprovou o cronograma que estabelece a volta às aulas presenciais a partir dessa terça-feira (8). O decreto serve tanto para as redes públicas quanto para as privadas. As salas de aula deverão respeitar o limite de 50% da capacidade.
O cronograma é uma autorização para a retomada das aulas, entretanto, cabe à cada município estabelecer suas próprias aulas. Diante disso, a proposta estabelece que as regiões que estiverem com bandeira vermelha ou preta não terão o retorno das atividades presenciais. Para que os estudantes voltem, é necessário que local esteja ao menos duas semanas com a bandeira laranja ou amarela.
De acordo com o calendário, a retomada vai se iniciar com os mais novos; amanhã são os alunos do infantil. No final do mês, dia 21, quem vai retornar às atividades são os estudantes do ensino superior, ensino médio (geral) e ensino técnico.
Já em outubro, dia 13, é a vez dos acadêmicos do ensino médio de instituições estaduais; os alunos que estão no final do ensino fundamental retomam suas atividades dia 28. Enquanto isso, os que estão no início do fundamental devem regressar somente dia 12 de novembro.
No decreto, o governo lembra que a volta às aulas presenciais ainda é opcional. Ou seja, devido à pandemia, pais ou responsáveis podem optar por não autorizar a participação dos alunos. Neste caso, as aulas online vão continuar acontecendo.
As escolas foram fechadas em 19 de março. Inicialmente, o governo havia previsto o retorno em 31 de agosto, mas devido ao aumento de casos decidiu adiar.
Comments