Movimento lançado pela ONU, por meio do Pacto Global, visa promover a igualdade de gênero no mercado
No final de março, a ONU, através da Rede Brasil do Pacto Global, lançou a campanha “Bote Na Mesa”, que visa alcançar a igualdade de gênero no mercado de trabalho. De acordo com a organização, 80% das posições de liderança pertencem a homens. Por esse motivo, esta incentiva empresas a aderirem ao compromisso de ter 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2025.
Segundo dados divulgados pelo IBGE, as mulheres ganham 77,7% dos salários dos homens. No ano de 2019, o salário mensal masculino no Brasil foi de R$2.555, ao mesmo tempo em que o delas foi de R$1.985. Em cargos de diretoria e gerência, elas chegam a ganhar apenas 61,9% da remuneração. No Sudeste, os dados apresentam maior desigualdade, tendo somente 34,7% desses cargos ocupados pelo gênero feminino.
Apesar disso, os índices mostram que elas têm se graduado mais. Cerca de 19,4% das mulheres a partir de 25 anos são graduadas, já os homens, dentro dessa mesma idade, apresentam uma taxa de 15,1%, a diferença é de 4%. Mesmo assim, a situação feminina é de vulnerabilidade e inferioridade. Ou seja, elas ainda ganham menos e são menos contratadas.
“Bote Na Mesa” traz uma ressignificação da expressão machista e reivindica a equidade de direitos, questionando os privilégios, as relações de poder e o machismo, que culminam nessa desigualdade social.
Comments