O evento que começou por volta de 11:30h tem prazo de término para às 15:53h (horário de Brasília)
Nesta segunda-feira (14), será possível observar um eclipse solar de diversas partes do globo. Ele terá a sua observação total apenas na Argentina e em partes do Chile. O restante dos países, poderão vê-lo apenas parcialmente, incluindo o Brasil.
Segundo Tânia de Sales Marques, astrônoma do Observatório Real de Greenwich, em Londres, o fenômeno terá duração de 24 minutos, no qual a lua nova passará sobre a face do Sol e irá cobrir completamente por cerca de dois minutos, impedindo a luz solar de chegar à Terra. Desta forma, o dia se transformará em "noite" por alguns minutos, marcando assim o evento chamado de "Caminho da Lua".
"A Lua é 400 vezes menor que o Sol, mas parece maior porque está muito mais perto de nós e, portanto, pode cobrir todo o disco do Sol", explica Salles
Estima-se que o eclipse parcial iniciado às 11:33h de hoje terminará apenas às 15:53h (horário de Brasília). A NASA e diversos canais de comunicação pelo mundo já estão transmitindo ao vivo o eclipse solar desta segunda, ocorrido na América do Sul.
Os próximos eclipses solares completos serão:
Antártica (dezembro de 2021)
Indonésia e Austrália (abril de 2023)
EUA e Canadá (abril de 2024)
Zona sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026)
Parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).
Cuidados
Para aqueles que poderão visualizá-lo é importante tanto a proteção adequada dos olhos como a manutenção do distanciamento social e uso de máscaras e álcool em gel(se necessário).
Para a proteção dos olhos, recomenda-se tanto o uso de telescópios com filtros capazes de filtrar mais de 99,999% da luz solar, como a utilização de óculos, celulares, câmeras, binóculos e visores manuais especiais, que filtrem quase totalmente os raios solares prejudiciais à visão.
Comments