Eclipse lunar
- Femme News

- 5 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Fenômeno astronômico ocorrido na madrugada deste domingo que, apesar de sutil, pôde ser visto a olho nu
Por Ana Modesto

Para aqueles amantes por astrologia e astronomia, este será o mês deles. Terá eclipse lunar, chuva de meteoros, e as melhores oportunidades para observar Júpiter e Saturno. Em lugares mais afastados das cidades, é possível ver constelações de Escorpião e Sagitário.
Na madrugada desta noite de 5 de julho de 2020 ocorreu o eclipse lunar classificado como eclipse lunar penumbral de um total de 72 eclipses da série 149 do ciclo lunar Saros. Ele pode ser visto em todo brasil a partir de 00:07h e duração média de 2:45:00h, sendo seu ponto máximo por volta das 1:31h. Dependendo também de onde se está no país pode ser visto alguns minutos antes, ou depois.
E como ocorre um eclipse penumbral?
Acontece quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, coincidindo com a lua cheia de modo que obscurece a luz da estrela e lança uma sombra na superfície da Lua. Diferente de um eclipse normal, o penumbral forma um aspecto de sombra sobre o satélite natural da Terra, tornando-o quase imperceptível ao olho humano. Foi um evento discreto e além disso parcial, no qual somente 35% da superfície lunar foi coberta pela sombra da Terra, por isso necessitou atenção para conseguir observá-lo.
Ele pôde ser visto por toda América do Sul como também na América Central, Antártica, e parte da África, da Europa e da América do Norte.
O eclipse penumbral anterior foi em 5 de junho de 2020 e o próximo está previsto para o dia 30 de novembro, como pode ser percebido no calendário abaixo:
Calendário astronômico de 2020
31 de março a 1º de abril: conjunção de Marte com Saturno
5 de junho: eclipse lunar penumbral
5 de julho: eclipse lunar penumbral
14 de julho: Júpiter em oposição
20 de julho: Saturno em oposição
21 de julho: eclipse solar (anular)
9 de agosto: ocultação de Marte
30 de novembro: eclipse penumbral
13 a 14 de dezembro: chuva de meteoros
14 de dezembro: eclipse solar total
20 de dezembro: conjunção entre Júpiter e Saturno



Comentários