Um dos grandes festivais de cinema documental do Brasil apresenta filme
argentino esta terça
O filme, cujo título carrega o nome da personagem principal, conta o caso em que a mulher, moradora da periferia de Buenos Aires, descobre que sua filha Laura, que carrega uma deficiência mental, é estuprada por seu tio. Para que a filha possa interromper a gestação, Vicenta passa por uma série de processos judiciais.
Sua história é reconhecida como uma das que impulsionou a legalização do aborto Argentina, em dezembro do ano passado.
Embora esta pareça uma grande novidade, já foram estreados outros documentários feitos em animação, como é o caso de 'Fuga', que abriu o festival na última quinta-feira (08/04) e já havia vencido o Festival Sundance, na categoria de Melhor documentário.
Inclusive, o recurso utilizado para os documentários animados causou grande impacto para os espectadores já em 2008, no festival de Cannes, na exibição do filme 'Valsa com Bashir'.
Segundo o diretor do É Tudo Verdade, esses tipos de recursos utilizados nos documentários "existem para resolver desafios impostos aos cineastas de como fazer imagens sobre lugares e situações em que não se pode levar a câmera”.
O festival tem sua programação até o dia 18/04 e o filme Vicenta será exibido hoje às 19h. Para conferir o site oficial do festival, clique aqui.
Comments