A primeira convenção de cultura pop, geek & nerd das favelas
Por Priscila Simões
A PerifaCon é um evento totalmente voltado a dar visibilidade a cultura nerd e geek das periferias; diretamente para a comunidade negra; artistas que transbordam talento mas não conseguem alcançar reconhecimento principalmente pela falta de espaço. A edição deste ano será online, devido à pandemia do coronavírus, e acontecerá nos dias 26,27 e 28 deste mês.
O evento esse ano terá como temática “Brotando nas Redes” e contará com painéis no modelo de lives trazendo convidados especiais, debates, mentoria para quadrinistas e ilustradores, e o tradicional concurso de cosplayers negros com premiação de R$ 1 mil reais para o melhor cosplay, com o detalhe que essa votação é do júri popular, formado pelos primeiros 15 participantes que se inscreveram no evento.
A primeira edição da PerifaCon foi em março de 2019, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo e só pode ser realizada com ajuda de financiamento coletivo. O que era para ser uma feira de quadrinhos e gibis para as quebradas de SP, se tornou um evento de referência e de inclusão da minoria com criação de oportunidades e marcou a inserção dessa minoria no cenário, que até então tinha acessos relativamente mais restritos.
Como diz no próprio site do evento, o intuito é democratizar o acesso da cultura pop, geek e nerd. A intenção é construir mecanismos e alternativas de tornar esse universo acessível para a minoria, principalmente a negra periférica, que devido à desigualdade social e má gestão do capital (isso em um contexto histórico-social), é a parcela da população mais prejudicada, com maiores limitações. Além do primordial que é dar voz aos artistas das comunidades, mostrar e demonstrar para o mundo que dentro das periferias se encontram pessoas talentosas que se comunicam através da arte.
Programação
1º dia: 26/03
18h - NERDS DA QUEBRADA: A ASCENSÃO PERIFACON
Em um papo super legal e descontraído sobre a periferia nerd, o time do PerifaCon fala sobre a incrível trajetória durante o ano difícil de 2020, quais foram os desafios e também as maiores conquistas.
19h - CICLO NARRATIVAS PERIFÉRICAS – PARTE I
Dando início à primeira fase do ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores, Janaína irá te mostrar um panorama completo e cheio de dicas sobre como um artista deve apresentar o seu trabalho para uma editora.
2º dia: 27/03
18h - PAINEL: PARA ALÉM DO BECO DOS ARTISTAS DA PERIFACON
Tendo a curadoria de artistas como tema central e com a mediação de Andreza Delgado e Luize Tavares, cinco artistas incríveis participam desse papo para falar sobre seus processos criativos e a oportunidade de trabalhar para grandes marcas através da curadoria, sobretudo, em um ano sombrio para a cultura devido à pandemia.
19h - CICLO NARRATIVAS PERIFÉRICAS – PARTE II
Dando continuação ao ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores, Janaína volta para mais uma fase, dessa vez explicando como rola todo o processo de criação de uma HQ, desde a ideia, roteiro, título até o processo de gráfica e como tornar a produção da sua HQ mais barata.
3º dia: 28/03
18h - CICLO NARRATIVAS PERIFÉRICAS – PARTE III
Na terceira fase, o ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores traz Pedro Cobiaco, um dos maiores coloristas do Brasil, em um papo incrível sobre o processo de colorização de uma HQ completa e sua capa.
19h30 - CICLO NARRATIVAS PERIFÉRICAS – PARTE IV
Encerrando o ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores, a última fase chega com Felipe Castilho e Fábio Kabral, grandes expoentes de HQ e também escritores, em um debate/mentoria sobre o processo de roteirização de livros e HQs.
21h - CONCURSO DE COSPLAY
Para fechar com chave de ouro, vai rolar uma conversa super legal entre o time do PerifaCon e cosplayers convidados, falando sobre os bastidores desse universo e, não menos importante, o anúncio de quem leva o prêmio do Concurso de Cosplayers para casa.
Para participar desse evento que surgiu como uma ideia inovadora, conquistou espaço e hoje em dia é a esperança e novos trilhos dos caminhos da arte pelas periferias, basta acessar aqui, fazer a inscrição e acompanhar todas as novidades.
Comentarios