Em 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional dos Surdos e o Femme News listou 3 mangás para comemorar este dia
O Dia Nacional dos Surdos comemora a conquista do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Brasil, em abril de 2002, como meio legal de comunicação e expressão. A data é aproveitada também para reintegrar essa população na sociedade, além de conscientizar a todos sobre a sua importância.
Segue abaixo a lista de recomendação de mangás sobre a representatividade surda:
1 - Koe No Katachi (A Silent Voice)
Drama, romance, escolar: A história abrange temas importantes como bullying e suicídio, além da representação da perda auditiva. É uma história linda sobre lições de vida como perdão e superação. O mangá tem adaptação para anime que está em catálogo na Netflix.
"Nishimiya Shouko é uma estudante com deficiência auditiva. Durante o ensino fundamental, após se transferir para uma nova escola, Shouko passa a ser alvo de bullying e em pouco tempo precisa se transferir. O que ela não esperava é que alguns anos depois, Ishida Shouya, um dos valentões que tanto a fez sofrer no passado surgisse de novo em sua vida com um novo propósito."
2 - Gangsta
Ação, ficção de aventura, suspense: Gangsta conta a história de uma dupla conhecida por fazer trabalhos sujos na cidade de Ergastulum, que é dominada pela máfia. Atenção: há temas "pesados" retratados na obra como drogas, prostituição, maus tratos e crimes, cuidado se for sensível a esses tópicos.
"A cidade de Ergastulum, um lugar sombrio preenchido com homens da Mafia e pequenos ladrões, prostitutas e policiais corruptos, há alguns trabalhos muito complicados, mesmo para seus habitantes cansados de sujar suas mãos em negócios ilícitos. Os "Fazem tudo", Nic e Worick, cuidam de vários desses "Trabalhos". Até o dia em que um policial, que sabe sobre a força deles pede sua ajuda para derrubar uma nova gangue no centro do território de uma grande família da máfia. Parece que negócio (e o caos) como de costume, mas os Fazem Tudo estão prestes a descobrir que este trabalho é muito mais do que eles esperavam."
3 - Kingyo Sou
Drama, romance: A história é um romance bem adorável que vale a pena ler.
"Na primavera de seu segundo ano no colégio, Asuka vê Masami tocando bateria japonesa em um festival e se apaixona por ele. No entanto, Masami é surdo e trancou seu coração em um mundo sem som. E assim, o milagre do amor melancólico dos dois começa silenciosamente. Esta é uma história de puro amor no meio do verão que fará seu coração doer."
Comments