top of page
Foto do escritorFemme News

Dia nacional do teatro: o novo normal

Conheça peças e festivais de teatro gratuitos e virtuais para consumir durante a pandemia


Foto: Kyle Head/Unsplash/Reprodução/Veja Rio

Neste sábado, dia 19 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Teatro, uma das mais antigas manifestações artísticas do mundo. A arte, originária da Grécia, chegou ao Brasil no século XVI com o propósito de espalhar a crença religiosa, mas ganhou força como entretenimento após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808, pois o rei convidava companhias de teatro estrangeiras para se apresentar à nobreza.


Os primeiros grupos de teatro nacionais surgiram em meados do século XIX. Entretanto, com a ditadura militar, muitas áreas artísticas sofreram censura pelo governo, e o teatro não ficou de fora. O seu fim significou uma nova fase para o teatro e para os artistas, com mais relevância e liberdade.


Neste mesmo dia, de acordo com o Projeto de Lei nº 6.139/13, também é comemorado o Dia Nacional do Teatro Acessível. Assim como no dia 20 de março também se celebra o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude.

Apesar das dificuldades com a pandemia do novo coronavírus, o teatro volta a se erguer. Alguns estados já estão voltando gradualmente a receber o público, seguindo os protocolos internacionais de segurança sanitária, como o Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia.


Mas, como não são todos que podem reabrir ainda, o Femme News separou uma lista com festivais e peças de teatro virtuais que estarão acontecendo em comemoração a esse dia. Confira:


  • Peça “Ninguém mais vai ser bonzinho”

Em comemoração ao Dia Nacional do Teatro Acessível, o grupo de teatro “Os Inclusos e os Sisos”, criado por Tatá Werneck em 2003, encenará essa peça baseada no livro da jornalista Claudia Werneck.


O espetáculo será transmitido gratuitamente no canal do YouTube da ONG "Escola de Gente", fundada pela Claudia Werneck, neste sábado (19) às 17h e conta com o apoio do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Esse será inteiramente acessível e conta com recursos de acessibilidade simultâneos, como libras, audiodescrição e legendas.


  • Festinfante – Festival de Teatro para a Infância

Esse festival está na quarta edição e, geralmente, ocorre em Itajaí, no Vale. Entretanto, ocorrerá de forma online neste ano, no site oficial do evento. Suas apresentações começaram nesta sexta-feira (18) e vão até o dia 27 de setembro (domingo).


Terão treze histórias contadas, a maioria com a ajuda de bonecos, shows, oficinas, filmes e várias conversas. Será tudo gratuito e com acessibilidade para deficientes visuais ou auditivos.


  • Peça “A protagonista”

A peça contará o cotidiano de quatro funcionárias de uma empresa que adotou o modo remoto. Acontecerá de sexta a domingo, às 20h, até o dia 11 de outubro. A classificação é de 14 anos e tem duração de 60 minutos.

Para assistir, é só se inscrever pelo Instagram ou por e-mail (contato.coletivoparalelas@gmail.com).


  • “Antunes Filho: $odoma \G/omorra”

A peça inédita se passa na história das cidades bíblicas Sodoma e Gomorra, que foram destruídas por Deus em fogo e enxofre. O espetáculo se parte de um texto inacabado de Antunes Filho (1929 – 2019).


Tudo será gratuito e possui classificação de 16 anos, tendo duração de 30 minutos. Acontecerá neste domingo (20), às 21h30, através do YouTube e do Instagram.


  • “Todos os sonhos do mundo”

A peça foi inspirada no livro “O demônio do meio-dia — Uma anatomia da depressão”, de Andrew Solomon, e fala sobre depressão com textos de Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade.


Terá classificação livre, com duração de 60 minutos, e ocorrerá neste domingo (20), às 20h, e nesta segunda-feira (21), às 21h. Para assistir, basta garantir seus ingressos gratuitos por meio do Sympla.


  • “Cauby, uma paixão”

O espetáculo é uma adaptação do musical “Cauby, Cauby” e contará a história de Cauby Peixoto ao som da voz de Diogo Vilela, acompanhado da pianista Liliane Secco e do saxofonista Fernando Trocado.


Acontecerá nesta quinta-feira (24), às 20h30, pelo canal 500 da NET e no YouTube. Será gratuito, com classificação livre e duração de 60 minutos.


Commentaires


bottom of page