Fundação do Câncer lança cartilha para promover o combate ao hábito de fumar
Nesta segunda-feira (31), a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial sem Tabaco. A campanha “Comprometa-se a parar de fumar” tem como objetivo promover uma mobilização global para combater o tabagismo. Com isso, a Fundação do Câncer lançou em seu site a cartilha "Prática para Parar de Fumar" que mostra os males que o cigarro traz à saúde.
A cartilha mostra os benefícios imediatos que acontecem após parar de fumar, perguntas para os fumantes refletirem sobre a necessidade de continuar com este hábito e passos a passos para começar a largar o vício. Além disso, a organização explica a importância de identificar os gatilhos que possam fazer o hábito voltar e remover as lembranças do cigarro.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) explica que há mais de 100 motivos para parar de fumar e que a pandemia de Covid-19 deve ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo: “A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19”, cartilha deixa claro que não será fácil e que cada conquista é merecedora de uma recompensa.
Em entrevista à Agência Brasil, o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, ressalta que o fumante "é um dependente da nicotina, e a gente entende isso como uma doença”. Maltoni também afirma a importância de ter apoio de quem está próximo nesse momento, uma vez que que a dependência da nicotina ocorre com abstinência.
Comments