Um dos animais de estimação mais populares do mundo tem o seu dia especial hoje, 26 de agosto, mas é sempre bom lembrar de dar carinho todos os dias
Por Cate Bartosch
Os animais de estimação vem ganhando tanto espaço dentro da vida dos brasileiros que, segundo pesquisas, cerca de 106 milhões de lares possuem pelo menos um animal de estimação, deixando o país em quarto lugar no ranking com maior população de pets, e o cachorro, em especial, recebe o carinho e atenção com duas datas comemorativas.
Apesar de ser comemorado o Dia do Cão dia 26 de agosto, data influenciada pela América do Norte que iniciou o National Dog Day nesse dia, também comemora-se dia 4 de outubro junto com o Dia dos Animais e o nascimento de São Francisco de Assis, em 4 de outubro de 1225, considerado pela Igreja Católica como padroeiro da ecologia e protetor dos animais.
Ambos os dias existem para conscientizar as populações para lembrar a importância dos cães e os animais de companhia em geral. ONG's e instituições de proteção aos animais aproveitam essa data para promover campanhas contra maus-tratos e cuidados necessários aos pets.
Mas, embora esses bichinhos recebam tanto amor, não deixam de serem vítimas de maus tratos e abandono.
A Organização Mundial de Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, destes, 10% estão largados na rua.
O Brasil possui hoje 172.083 animais em situação de vulnerabilidade sob tutela das ONG's e grupos de Protetores. Os abrigos de porte médio destacam-se por tutelar mais de 89 mil animais, sendo assim, são responsáveis por mais de 52% da população de pets disponíveis para adoção.
É importante ser consciente e lembrar que o animal precisa de cuidados assim como qualquer ser vivo ao pensar em adotar. Segundo o artigo 32 da lei 9.605/98, diz que qualquer ato de maus-tratos, mutilação, abuso e ferimentos contra animais domésticos, silvestres e exóticos, recebe a pena de três meses a um ano de detenção e multa.
Todo cachorro deve receber carinho e atenção, assim como ele ganha duas datas especiais, nada impede de comemorar o seu dia dando cuidados e proteção todos os dias.
Comments