Dia do Caminhoneiro
- Femme News

- 30 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Veja histórias, curiosidades e muito mais
Por Ana Modesto

Provavelmente, você conhece ou já ouviu falar sobre um caminhoneiro, senão pessoalmente foi na televisão, ou em notícias diárias. E sua atividade tem uma enorme importância, quando sabemos que, sem ele o país, literalmente, para. Eles foram os responsáveis pela paralização em 2018, por exemplo.
A paralização citada ocorreu entre 21 de maio a 1 de junho de 2018, com o objetivo de protestar contra o aumento no preço de diesel proposta pela nova política de preços da Petrobras, definida pelo Governo Federal, além de trazer críticas a todo sistema político.

O dia do caminhoneiro foi instituído em 1986, pelo então Governador de São Paulo, Franco Montoro, a partir da lei estadual 5.487. Esse dia foi criado com o intuito de homenagear aqueles quais possuem a grande tarefa de realizar o transporte de alimentos, eletrônicos, fármacos, entre outros.
Contudo, esses grandes responsáveis pela distribuição nacional de diversos produtos não possuem somente hoje em sua comemoração. Em 2009, o então vice-presidente José Alencar instaurou o dia 16 de setembro como o Dia Nacional do Caminhoneiro.
Existindo também uma terceira data celebrativa, em 25 de julho. Essa é geralmente a mais lembrada quando falamos sobre caminhoneiros e a mais antiga. Ela não nos remete necessariamente sobre caminhoneiros, mas sim ao dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.
Apesar de possuírem mais de uma data comemorativa, a primeira é concentrada apenas regionalmente, enquanto a segunda, nacional e a terceira, mundial.
Mas qual a importância de celebrar o dia do caminhoneiro?
Além de serem tão indispensáveis na distribuição interna de produtos, também precisam ser valorizados por abdicarem de momentos familiares ou maiores cuidados com sua saúde, sabendo que passam, por vezes, dias e dias dirigindo para manter assim os produtos circulando e a nação funcionando. Levando para a realidade atual de Pandemia, como eles estão lidando com essa situação?
A maioria das pessoas devem encontrar-se dentro de suas casas pela quarentena, que em alguns estados ainda vivenciam, porém os caminhoneiros não têm o direito de isolar-se e a circulação de produtos não pode parar. Nesse contexto de isolamento, a maioria dos restaurantes e bares estão fechados e continuar trabalhando tornou-se um desafio, tanto pela falta de formas de se manter, como pelo forte perigo de se contaminar. Mas como enfrenta-lo?
A solidariedade está sendo um dos principais fatores. De acordo com o Portal G1, hoje a comemoração se deu com cafés da manhã e ações de saúde para motoristas que passarem pela RJ-124.
A ação será realizada das 8h às 11h, disponibilizado tanto no sentido Rio de Janeiro como no sentido à Região dos Lagos. E até as 17h com orientações e esclarecimentos sobre a Covid-19, tendo direito a medições térmicas aos que desejarem.
Até o próximo mês, a concessionária seguirá oferecendo consultas médicas online gratuitas para os caminhoneiros, para atendimentos focados na prevenção contra o Coronavírus.
O serviço pode ser agendado pela central telefônica da Cia. da Consulta (0800 444 -1001) ou pelo site: https://ciadaconsulta.com.br/ccr



Comentários