Pesquisa do Data Favela mostra que 95% das mães de comunidades terão dificuldade para comemorar neste domingo
Uma pesquisa feita pelo Data favela, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e Instituto Locomotiva, mostra que 95% das mães de comunidades brasileiras terão dificuldade para comemorar o dia das mães por não terem condições financeiras. Ou seja, não terão como fazer almoço ou jantar de comemoração.
Segundo levantamento, 84% das mães declararam que a família perdeu grande parte da renda com a pandemia da Covid-19. 72% delas são chefes de família e tiveram o pedido do Auxílio Emergencial negado pelo governo. E 98% ficam encarregadas de preparar os alimentos.
A pesquisa consultou 1.871 mães, com idade acima de 16 anos, moradoras de 351 favelas de todo o Brasil. O resultado mostra que apenas 5% das mães farão suas comemorações sem algum problema.
Segundo o presidente da Locomotiva, Renato Meirelles, “Vai ser difícil comemorar, porque a fome voltou a rondar as favelas. A realidade é de extrema necessidade”. Isso significa que 84% das mães de favela dizem que sua renda pessoal é hoje menor do que era antes da pandemia.
Comments