Celebração acontece em países de origem lusitana
Por Paula Sant'Ana
Na 40ª Conferência Geral da UNESCO, em 25 de novembro de 2009, 05 de maio tornou-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. De acordo com a Ata do encontro, "a escolha de um dia para comemorar a língua portuguesa justifica-se pela “contribuição da língua portuguesa na preservação e difusão da civilização e da cultura humanas”. Assim, os países que têm o português como idioma oficial utilizam desta data para atividades que celebram as raízes.
Existem mais de 265 milhões de falantes do português, sendo o quinto idioma mais usado no mundo, além de ser o terceiro no ocidente e estar em primeiro no Hemisfério Sul. A pluralidade existente nos países de origem lusitana é muito marcante, pois os países africanos misturam-se com dialetos próprios e etimologias antigas. Já no Brasil, toda essa miscigenação e revisões ortográficas fazem presente, o que traz muitas diferenças dos demais.
Além de Portugal, os países que têm a língua portuguesa como oficial são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Nosso país, com cerca de 210 milhões de habitantes, possui a maior população entre os componentes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Porém, por causa do crescimento demográfico, estima-se que até 2050, o continente africano terá a maioria.
Comentários